Revelado o mistério da maior pata de animal jamais encontrada. Era um dinossauro

Depois de 20 anos de investigação foi finalmente revelado o mistério do Bigfoot, o enorme fóssil de uma pata animal encontrado nos Estados Unidos. Os cientistas confirmam agora que se tratava mesmo de um dinossauro.

Todos os anos, centenas de turistas visita a região do Monte Rushmore, em Keystone, no Estado de Dakota do Sul, no EUA, onde estão gigantescas esculturas das faces de antigos presidentes norte-americanos – George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.

No entanto, poucos são os que imaginam que essa região, há cerca de 150 milhões de anos, era o habitat de enormes dinossauros que, por coincidência, mediam o mesmo que as esculturas posteriormente criadas – entre 15 e 21 metros de altura.

Em 1998 foi descoberto nessa mesma região o Bigfoot, o maior fóssil de uma pata animal até agora encontrado. Vinte anos depois, a descoberta é finalmente comprovada: o fóssil encontrado – com cerca de 1 metro de comprimento por 1 de largura – pertencia realmente a um dinossauro.

O dinossauro em causa, um dos maiores que pisou a Terra, pertencia a um braquiossauro, um género do grupo dos saurópodes que viveu no final do período Jurássico –  tinha cerca de 20 metros de altura, 25 metros de comprimento e pesava cerca de 50 toneladas.

A descoberta

Há 20 anos, o paleontólogo Anthony Maltese e sua equipa, da Universidade do Kansas, escavaram região à procura de vestígios de camarasaurus, um dinossauro menor com metade do tamanho do braquiossauro.

“Quando descobrimos estes ossos, ficou imediatamente claro que eram muito grandes para pertencer a qualquer dinossauro identificado até então naquele local. Então deviam pertencer a uma espécie diferente“, recorda-se o investigador em declarações à BBC.

O material recolhido foi depois para a análise. Todos os vestígios passaram por scanners 3D e diversos softwares, com o objetivo de comparar as características do Bigfoot com as de outros exemplares de dinossauros já conhecidos.

(dr) Universidade do Kansas

Investigador da Universidade do Kansas junto do fóssil de braquiossauro na escavação de 1998

E, tal como explica o artigo publicado esta terça-feira no The Journal of Life and Environmental Sciences, não restam mais dúvidas: trata-se efetivamente de uma pata de braquiossauro.

“Os sedimentos da região são derivados de terra, eliminando, portanto, a hipótese de quaisquer criaturas marinhas gigantes”, explica o cientista, acrescentando que “ao analisar as formas dos ossos, foram capazes de determinar que se trata de um braquiossauro.”

Maltese, que atualmente integra o Rocky Mountain Dinosaur Resource Center em Woodland Park, Colorado, acredita que os afloramentos rochosos onde foi encontrada a pata contêm muitos outros “fantásticos esqueletos de dinossauros”, esperando conseguir fazer mais estudos naquela região.

Os braquiossauros passavam a maior parte do dia a comer folhas. E, recorrendo a modelos reconstituídos a partir de ossos, calcula-se que o animal fosse capaz de correr a 20 quilómetros por hora. Acredita-se ainda que o dinossauro ingerisse cerca de 2 toneladas de plantas por dia.

O braquiossauro ficou popularmente conhecido pela sua aparição no filme Jurassic Park – o Parque dos Dinossauros, de 1993. No entanto, e de acordo com relatos de cientistas, a cena em que o gigantesco animal se apoia apenas sobre as suas patas traseiras seria altamente improvável, uma vez que as suas patas traseiras eram mais curtas que as dianteiras.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco. Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi …

Ilhan Omar promete continuar a ser o "pesadelo" de Donald Trump

"O pesadelo dele é ver uma refugiada imigrante somali a ascender ao Congresso. Vamos continuar a ser um pesadelo porque as suas políticas são um pesadelo para nós", disse Ilhan Omar. Esta quinta-feira, Ilhan Omar classificou …

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …