Revelado manuscrito esquecido com mapa do Inferno e previsão do fim do mundo

Um manuscrito do século XV foi recuperado do esquecimento por um historiador, revelando mapas que ilustram o fim do mundo e as portas do Inferno. O documento é considerado à frente do seu tempo, apesar de ter falhado na previsão do Dia do Juízo Final.

O documento cartográfico, alvo da análise do historiador Chet Van Duzer no livro recentemente publicado “Apocalyptic Cartography“, começa por mostrar como seria o mundo entre 639 e 1514, fala da ascensão do Islão e do aparecimento de um Anticristo, mostrando depois o Dia do Juízo Final, que deveria ter ocorrido em 1651, e as portas do Inferno a abrirem-se.

The Huntington Library, Art Collections and Botanical Gardens

Mapa com as Portas do Inferno no topo.

Mapa com as Portas do Inferno no topo.

A temática do fim do mundo era premente em vários manuscritos do século XV, mas este documento é diferente por retratar o assunto sob a forma de mapas. “Tem esta sequência de mapas que ilustra cada etapa do que vai acontecer”, explica Chet Van Duzer, em declarações à revista National Geographic.

A publicação atesta que se trata da “primeira colecção conhecida de mapas temáticos, ou mapas que ilustram algo que não é uma característica física do ambiente (como rios, estradas e cidades)”. Um dado que valoriza a importância do documento que está guardado na Biblioteca Huntington de S. Marino, na Califórnia, EUA.

O manuscrito terá sido escrito em Lübeck, na Alemanha, entre 1486 e 1488, e terá sido redigido em Latim, o que significa que visava “a elite cultural, mas não o pináculo da elite cultural”, sublinha ainda Chet Van Duzer, notando que o tipo de linguagem utilizado não era erudito.

The Huntington Library, Art Collections and Botanical Gardens

A "Espada da Islão" a conquistar a Europa

A “Espada da Islão” a conquistar a Europa

Escrito por um autor desconhecido, o documento é descrito pelo historiador como “anti-islâmico” por falar do Islão como uma ameaça para o mundo cristão e por conter mapas que pretendem ilustrar como “a espada do Islão” conquistaria a Europa e como, depois disso, surgiria o Anticristo.

Os “quatro chifres” deste Anticristo são definidos como o engano, a astúcia, a crueldade e a imitação da divindade e nota-se que será através deles que aquele se propagará até aos confins da Terra entre 1600 e 1606.

Os mapas do manuscrito ainda mostram o cálculo da distância até ao paraíso (777 milhas alemãs de Lübeck até Jerusalém e dali mais 1.000 milhas até ao extremo oriental da Terra) e as circunferência da Terra e do Inferno (8.000 e 6.100 milhas alemãs, respectivamente). Importa notar que não há forma de contabilizar com certeza o equivalente moderno das milhas alemãs.

Além destes mapas, o documento também apresenta uma secção sobre medicina astrológica e um tratado sobre geografia “extraordinariamente avançado para o seu tempo”, segundo explica Chet Van Duzer.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quanto ao anticristo e aos seus quatro chifres, parece completamente certo. Faltou acertar nas datas. Terá mesmo usado o calendário gregoriano?

  2. Tendo em conta que a data de hoje no calendário islâmico, corresponde ao ano de 1437…faltam 49 anos para o fim do mundo….

  3. AIIIIIIiiiiii JESUSA NOSSA SENHORA DEUS deuses e deusas e++ que etetetc que la vamos todos.as pro GREGORIO çççmas diz-se que o ANTI-CRISTO- e DEUS JESUS CRISTO vinha como um LADRÃO na noite,mas que ja ca estão!!!!??????…. mas que granda CAUNFUSÃO com tanta e tandoque se diz e dis-se que se diz e dis e que na diz etcetce,que eles .ELES ja ca estãoõ.õ ou na estãoaiaia que gRANDA BARALHADA com tanta descoberta -biblias antigas antes de CRISTO.ALcorão antes de maomé etetc,vai-la vai até a BARRACA CUBATA abana, bem alguma coisa será verdadeira entre tantas coisas ehehehehehehzzzzzzzzzz……………………….

    A.G.P.

RESPONDER

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …