Revelado manuscrito esquecido com mapa do Inferno e previsão do fim do mundo

Um manuscrito do século XV foi recuperado do esquecimento por um historiador, revelando mapas que ilustram o fim do mundo e as portas do Inferno. O documento é considerado à frente do seu tempo, apesar de ter falhado na previsão do Dia do Juízo Final.

O documento cartográfico, alvo da análise do historiador Chet Van Duzer no livro recentemente publicado “Apocalyptic Cartography“, começa por mostrar como seria o mundo entre 639 e 1514, fala da ascensão do Islão e do aparecimento de um Anticristo, mostrando depois o Dia do Juízo Final, que deveria ter ocorrido em 1651, e as portas do Inferno a abrirem-se.

The Huntington Library, Art Collections and Botanical Gardens

Mapa com as Portas do Inferno no topo.

Mapa com as Portas do Inferno no topo.

A temática do fim do mundo era premente em vários manuscritos do século XV, mas este documento é diferente por retratar o assunto sob a forma de mapas. “Tem esta sequência de mapas que ilustra cada etapa do que vai acontecer”, explica Chet Van Duzer, em declarações à revista National Geographic.

A publicação atesta que se trata da “primeira colecção conhecida de mapas temáticos, ou mapas que ilustram algo que não é uma característica física do ambiente (como rios, estradas e cidades)”. Um dado que valoriza a importância do documento que está guardado na Biblioteca Huntington de S. Marino, na Califórnia, EUA.

O manuscrito terá sido escrito em Lübeck, na Alemanha, entre 1486 e 1488, e terá sido redigido em Latim, o que significa que visava “a elite cultural, mas não o pináculo da elite cultural”, sublinha ainda Chet Van Duzer, notando que o tipo de linguagem utilizado não era erudito.

The Huntington Library, Art Collections and Botanical Gardens

A "Espada da Islão" a conquistar a Europa

A “Espada da Islão” a conquistar a Europa

Escrito por um autor desconhecido, o documento é descrito pelo historiador como “anti-islâmico” por falar do Islão como uma ameaça para o mundo cristão e por conter mapas que pretendem ilustrar como “a espada do Islão” conquistaria a Europa e como, depois disso, surgiria o Anticristo.

Os “quatro chifres” deste Anticristo são definidos como o engano, a astúcia, a crueldade e a imitação da divindade e nota-se que será através deles que aquele se propagará até aos confins da Terra entre 1600 e 1606.

Os mapas do manuscrito ainda mostram o cálculo da distância até ao paraíso (777 milhas alemãs de Lübeck até Jerusalém e dali mais 1.000 milhas até ao extremo oriental da Terra) e as circunferência da Terra e do Inferno (8.000 e 6.100 milhas alemãs, respectivamente). Importa notar que não há forma de contabilizar com certeza o equivalente moderno das milhas alemãs.

Além destes mapas, o documento também apresenta uma secção sobre medicina astrológica e um tratado sobre geografia “extraordinariamente avançado para o seu tempo”, segundo explica Chet Van Duzer.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quanto ao anticristo e aos seus quatro chifres, parece completamente certo. Faltou acertar nas datas. Terá mesmo usado o calendário gregoriano?

  2. Tendo em conta que a data de hoje no calendário islâmico, corresponde ao ano de 1437…faltam 49 anos para o fim do mundo….

  3. AIIIIIIiiiiii JESUSA NOSSA SENHORA DEUS deuses e deusas e++ que etetetc que la vamos todos.as pro GREGORIO çççmas diz-se que o ANTI-CRISTO- e DEUS JESUS CRISTO vinha como um LADRÃO na noite,mas que ja ca estão!!!!??????…. mas que granda CAUNFUSÃO com tanta e tandoque se diz e dis-se que se diz e dis e que na diz etcetce,que eles .ELES ja ca estãoõ.õ ou na estãoaiaia que gRANDA BARALHADA com tanta descoberta -biblias antigas antes de CRISTO.ALcorão antes de maomé etetc,vai-la vai até a BARRACA CUBATA abana, bem alguma coisa será verdadeira entre tantas coisas ehehehehehehzzzzzzzzzz……………………….

    A.G.P.

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …