Revelada origem das ondas Oobleck

jean_christophe / Flickr

O Oobleck é um fluido não-newtoniano

Uma equipa de cientistas conseguiu desmistificar a origem do Oobleck, um fluido não-newtoniano que pode imitar as qualidades de um sólido ou de um líquido.

O Oobleck é um líquido em que a tensão tangencial é proporcional à velocidade na direção da tangente. Nos fluidos newtonianos, como a água, a tensão é proporcional à taxa de deformação e não à velocidade.

No fundo, um fluido não-newtoniano comporta-se “ao contrário” da areia movediça: se ficarmos quietos afundamo-nos, mas se nos mexermos e provocarmos vibrações, o fluido reage “endurecendo”. Manuseado com suavidade, comporta-se como líquido, mas se atingido violentamente, comporta-se como um sólido.

Investigadores da Universidade Aix-Marseille, em França, analisaram em pormenor as ondas de superfície regulares e proeminentes que se formam quando um Oobleck desce uma encosta inclinada. Um fenómeno muito semelhante a este são as gotas de água que se observam nas janelas em dias de chuva.

Contudo, ao contrário das ondas de água, as ondas de Oobleck crescem e saturam-se muito mais rapidamente. Para descobrir os mistérios deste fluido, os cientistas conduziram várias experiências com uma mistura de amido de milho e água num plano inclinado, escreve o Tech Explorist. O estudo foi publicado em dezembro na Communications Physics.

A equipa mediu o início do aparecimento das ondas e a sua velocidade e usaram um laser para estimar a espessura do filme de fluido. No caso do Oobleck concentrado, o início da desestabilização é diferente da desestabilização de um fluido newtoniano como a água.

Nos testes, o Oobleck mudou repentinamente de líquido para sólido devido aos contactos friccionais entre as partículas de amido.

Ao descer uma encosta, a abundância de contactos friccionais levou a um comportamento curioso: a velocidade do fluxo diminuiu quando o stress imposto aumentou. A equipa demonstrou que este efeito se acopla à superfície sem fluxo e pode produzir imediatamente um padrão de onda regular.

Em 2014, a We Are KIX, agência de publicidade e eventos de Kuala Lumpur, na Malásia, promoveu uma ação de marketing, chamada “Can You Walk on Water?”, para a qual montou uma piscina com 8.000 litros de Oobleck e convidou a modelo malaia Cay Kuijpers a atravessar a piscina a correr — proeza que a modelo realizou com facilidade.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …