/

Revelada a localização exata do “berço” da humanidade

8

A primeira “pátria” do Homem moderno situou-se ao sul do rio Zambeze, numa área correspondente ao Botswana, Namíbia e Zimbabué, onde o Homo sapiens sapiens viveu há 200 mil anos antes de migrar 70 mil anos mais tarde.

A localização da “pátria ancestral” do Homem moderno é descrita num estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Nature.

“Sabíamos há muito tempo que o Homem moderno surgiu em África há cerca de 200 mil anos, mas ignorávamos até agora onde se situava precisamente esta pátria”, afirmou, em conferência de imprensa, a autora principal do estudo, Vanessa Hayes, do Instituto Garvan de Investigação Médica de Sydney, na Austrália.

O estudo teve por base a genealogia genética, tendo analisado 200 genomas mitocondriais (marcadores genéticos da linhagem materna) das populações que vivem atualmente na Namíbia e África do Sul, região considerada como um dos berços do Homem moderno. Testes de ADN (material genético) revelaram a presença rara da origem materna mais antiga, ainda hoje partilhada por estas populações.

Ao compararem os genomas mitocondriais, os cientistas conseguiram isolar um antepassado comum, que era um antigo Khoisan, povo de caçadores-recoletores que subsiste em África. Segundo o estudo, todos os homens que vivem atualmente em África e fora de África partilham este mesmo antepassado.

Os Khoisan, primeira comunidade humana moderna, terão vivido na mesma região durante 70 mil anos, uma vez que o genoma (informação genética) permaneceu inalterado. A comunidade terá prosperado nesta região situada ao sul do rio Zambeze, que partia da atual Namíbia, atravessava o norte do Botswana e seguia até ao Zimbabué.

Atualmente num deserto, chamado Kalahari, a região foi húmida e verdejante há milhares de anos. Análises geológicas e modelos climáticos permitiram concluir que teve um grande lago, duas vezes maior do que o lago Vitoria, na África Oriental. Com as mudanças climáticas, a região tornou-se mais seca e as populações começaram a migrar em direção ao nordeste e ao sudoeste. As primeiras deslocações abriram caminho à futura migração dos homens modernos para fora de África.

Algumas populações, no entanto, adaptaram-se à seca, sendo que os seus descendentes ainda hoje são caçadores-recoletores como os primeiros humanos.

// Lusa

8 Comments

  1. Ai sim? Tretas! E como é que sendo pretos retintos ficaram branquinhos e loirinhos como o pessoal do norte da Europa? Terá sido da neve que por lá cai? Ou da farinha usada em condimentos?

  2. Há dias, a Universidade de Granada, entalada entre extensos olivais, lançou um estudo a afirmar que as batatas fritas em azeite eram mais saudáveis que as cozidas. Agora, esta descoberta promove as ideias que fazem moda para ostracizar todos aqueles que ainda tenham preconceito acerca do continente africano.
    Mais a mais, tendo em conta que os Khoisan apareceram milhões de anos depois da Pantageia se dividir nos continentes atuais e da América fugir milhares de quilómetros, de quem descendem os incas, os maias…? Quem são os antepassados de Evo Morales?
    Como diz o povo, “ninguém dá ponto sem nó” e quem paga manda. E a verdade é que nunca o fez de forma tão disfarçada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.