Revelada formação estelar nunca vista na Via Láctea

Um estudo que utilizou dados de dois dos radiotelescópios mais poderosos do mundo revelou traçadores nunca antes vistos da formação de estrelas massivas.

No comunicado da norte-americana National Radio Astronomy Observatory (NRAO), é possível ler que os astrónomos usaram o Very Large Array (VLA), nos Estados Unidos, e o Radiotelescópio Effelsberg, na Alemanha, para fazer um levantamento detalhado de um grande segmento da Via Láctea.

Este novo levantamento, batizado GLOSTAR (Global View of the Star Formation in the Milky Way), forneceu novos dados sobre os processos de nascimento e morte de estrelas massivas, bem como sobre o ténue material entre as estrelas.

Na mesma nota lê-se que a equipa já publicou vários artigos na revista científica Astronomy & Astrophysics, que relatam os resultados iniciais da investigação, mas as observações continuam e serão publicados mais resultados posteriormente.

Foi através do GLOSTAR que os investigadores detetaram traçadores reveladores das fases iniciais da formação de estrelas massivas, incluindo regiões compactas de hidrogénio ionizado pela poderosa radiação de estrelas jovens e a emissão de rádio de moléculas de metanol que podem apontar a localização de estrelas muito jovens ainda profundamente envoltas pelas nuvens de gás e poeira em que se estão a formar.

O estudo também encontrou muitos novos remanescentes de explosões de supernovas, isto é, as mortes dramáticas das estrelas massivas. Pesquisas anteriores tinham encontrado menos de um terço do número esperado na Via Láctea. Agora, na região estudada, o GLOSTAR mais do que duplicou esse valor apenas com os dados do VLA (espera-se que este ainda aumente com os dados do Effelsberg).

Este é um passo importante para resolver este mistério de longa data dos remanescentes de supernova perdidos”, disse Rohit Dokara, estudante de doutoramento no Instituto Max Planck de Radioastronomia e autor principal de um estudo sobre os remanescentes.

Os resultados do GLOSTAR, combinados com outras pesquisas de rádio e infravermelhos, “oferecem aos astrónomos um censo quase completo de aglomerados formadores de estrelas massivas em várias etapas de formação, e isso terá um valor duradouro para estudos futuros”, disse ainda William Cotton, do NRAO.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …