/

Revelada a origem das gigantescas crateras do mar de Barents

Geofísicos noruegueses conseguiram explicar a origem das crateras gigantes no fundo do mar de Barents, informou o Centro para o Clima e Meio Ambiente da Noruega.

De acordo com o estudo, publicado na Science, muito provavelmente as grandes crateras localizadas no fundo do mar de Barents formaram-se em resultado da libertação súbita de metano, em enormes explosões do gás, há aproximadamente 12.000 anos atrás.

Os especialistas chegaram a esta conclusão depois de analisar cerca de 100 crateras com um diâmetro entre 300 e 1.000 metros.

“Como o clima se tornou mais quente e a camada de gelo desapareceu, foram libertadas de súbito enormes quantidades de metano, criando grandes crateras, que continuam a emitir activamente metano”, explica Karin Andreassen, professora do Centro para o Clima e Meio Ambiente da Noruega, citada pela Live Science.

K Andreassen / CAGE

Explosões de gigantescas bolhas de metano criaram crateras com mais de 1 km de diâmetro no Mar de Barents

Explosões de gigantescas bolhas de metano criaram crateras com mais de 1 km de diâmetro no Mar de Barents

Usando vários métodos, os cientistas avaliaram quando começou a libertação de gás: há cerca de 15.000 a 17.000 anos atrás. Quando a camada de gelo que cobria a cratera desapareceu, cerca de 11.000 a 12.000 anos atrás, isso resultou em explosões de metano.

O estudo é importante para a análise dos fluxos de transferência de metano para a hidrosfera e atmosfera da Terra. O metano é um gás de efeito de estufa, que é a maior causa das alterações climáticas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.