Retomado em Londres julgamento de Assange, que arrisca pena de 175 anos

Peter Rae / EPA

Depois de ter sido adiada pela pandemia, a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos (EUA) começará a ser decidida a partir desta segunda-feira, em Londres. O fundador da WikiLeaks está acusado de ter recrutado hackers para aceder a informações confidenciais norte-americanas.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Expresso, citando o Guardian, Assange pode ser condenado a até 175 anos de prisão. Desde que foi detido na embaixada do Equador, em abril de 2019, encontra-se preso em Belmarsh, afirmando os advogados que é praticamente impossível falar com o seu cliente.

Assange, de 49 anos, responderá por 18 crimes – 17 dos quais correspondem a atos de espionagem -, estando acusado de conspirar, receber, obter e divulgar documentos diplomáticos e militares classificados.

A esposa do ciberativista, Stella Moris, indicou que “o caso de Julian tem enormes repercussões para a liberdade de expressão e de imprensa”, considerando-o “um ataque ao jornalismo”. Caso a extradição se concretize “por publicar verdades inconvenientes sobre as guerras do Iraque e no Afeganistão, isso abrirá um precedente, e qualquer jornalista ou editor britânico também poderá ser extraditado no futuro”, acrescentou.

A defesa avançou que não teve tempo suficiente para analisar as acusações e considerou que o julgamento tem uma “motivação política“. A Amnistia Internacional já alertou que a extradição de Assange para os EUA pode concretizar-se tendo por base “graves violações dos direitos humanos, incluindo possíveis condições de detenção equivalentes a tortura e outros tipos de maus tratos”.

Depois de visitar Assange na prisão de Belmarsh, o representante da ONU, Nils Melzer, indicou que este apresentava sinais associados a práticas de tortura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …