/

Resultado em apenas 4 minutos. Cientistas chineses criam teste tão eficaz quanto o PCR

Guillaume Horcajuelo / EPA

Uma equipa de cientistas da Universidade Fudan de Xangai, na China, desenvolveu um novo teste à covid-19 tão preciso quanto o PCR que dá resultados em apenas quatro minutos.

Os testes PCR são considerados os mais precisos para a deteção do SARS-CoV-2, mas demoram várias horas ou dias para ficarem prontos. Os teste de antigénio, por outro lado, permitem obter resultados mais rápido, mas são menos confiáveis.

Agora, cientistas da Universidade Fudan, em Xangai, dizem ter uma solução para esse problema: um novo teste de deteção que usa microeletrónica para analisar material genético, capaz de reduzir a necessidade de recurso a testes laboratoriais demorados.

“Implementámos um biossensor eletromecânico para a deteção de SARS-CoV-2 num dispositivo protótipo integrado e portátil e mostramos que detetou (RNA do vírus) em menos de quatro minutos”, escreveu a equipa no artigo científico, publicado esta segunda-feira na Nature Biomedical Engineering.

De acordo com a AFP, além de ser muito rápido, este novo método oferece alta sensibilidade, portabilidade e facilidade de operação.

Nesta investigação, os investigadores recolheram amostras de 33 pessoas em Xangai infetadas com covid-19, com testes PCR realizados em paralelo. Os resultados formaram uma combinação “perfeita” com os testes PCR.

A equipa também testou 54 amostras, incluindo de pessoas com febre que não tinham a doença, pessoas com gripe e voluntários saudáveis, e não foi registado nenhum falso positivo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.