Restos de gigante com 1.500 anos descobertos no Irão

Rokna News

Os objetos, da época do Império Aqueménida, são os primeiros artefactos desse período encontrados na província

Um grupo de arqueólogos encontrou, no oeste do Irão, um tesouro com antigos artefactos e o esqueleto de um homem extremamente alto que viveu há cerca de 1.500 anos.

Durante escavações na província de Lorestan, os arqueólogos encontraram um grande número de artefactos históricos importantes datados de milhares de anos.

A descoberta mais surpreendente são os restos de um homem com dois metros de altura, que viveu durante o Império Sassânida (224 d.C. — 651 d.C.).

Os especialistas também encontraram artefactos datados das épocas do Império Aquemênida, entre aproximadamente 550 a.C. e 330 a.C., e do Império Parta (250 a.C. — 224 d.C.).

“Durante escavações recentes em Chia Sabz, na província de Lorestan, encontramos objetos datados do Império Aquemênida”, afirmou a arqueóloga Ata Hasanpour à agência de notícias iraniana Mehr.

Os objetos descobertos, da época do Império Aquemênida – também conhecido como Primeiro Império Persa – são pratos, tigelas de cerâmica, vasos pintados, ornamentos, moedas estampadas e ferramentas de pedra. Além disso, estes são os primeiros artefactos desse período encontrados na província de Lorestan.

“No norte de Chia Sabz, encontramos o túmulo de um homem idoso, constituído por quatro paredes cobertas com uma grande laje de pedra”, acrescentou a arqueóloga.

“Nos últimos dias de escavações, conseguimos encontrar um armazém com dois recipientes para armazenar comida. O conteúdo dos recipientes foi enviado ao laboratório para posterior investigação”, afirmou Hasanpour.

Durante as escavações, os arqueólogos também descobriram duas colunas que, na sua opinião, faziam parte de uma antiga sala cerimonial.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Só 2 metros? Vejam o arquivo de notícias dos jornais norte americanos, no final da época de 1800/inícios de 1900, e surpreendam-se.Muito gigante foi encontrado. Mas foi tudo deixado ao esquecimento… Tudo guardado a 7 chaves no Smithsonian para que a humanidade nem sequer se lembre mais disso. Porque será…

  2. Caro ZAP, creio que a notícia está incompleta, falta informar acerca do motivo que deu origem ao titulo, ou seja o gigante, não li nada sobre o gigante nesta notícia.

RESPONDER

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …