Restos de gigante com 1.500 anos descobertos no Irão

Rokna News

Os objetos, da época do Império Aqueménida, são os primeiros artefactos desse período encontrados na província

Um grupo de arqueólogos encontrou, no oeste do Irão, um tesouro com antigos artefactos e o esqueleto de um homem extremamente alto que viveu há cerca de 1.500 anos.

Durante escavações na província de Lorestan, os arqueólogos encontraram um grande número de artefactos históricos importantes datados de milhares de anos.

A descoberta mais surpreendente são os restos de um homem com dois metros de altura, que viveu durante o Império Sassânida (224 d.C. — 651 d.C.).

Os especialistas também encontraram artefactos datados das épocas do Império Aquemênida, entre aproximadamente 550 a.C. e 330 a.C., e do Império Parta (250 a.C. — 224 d.C.).

“Durante escavações recentes em Chia Sabz, na província de Lorestan, encontramos objetos datados do Império Aquemênida”, afirmou a arqueóloga Ata Hasanpour à agência de notícias iraniana Mehr.

Os objetos descobertos, da época do Império Aquemênida – também conhecido como Primeiro Império Persa – são pratos, tigelas de cerâmica, vasos pintados, ornamentos, moedas estampadas e ferramentas de pedra. Além disso, estes são os primeiros artefactos desse período encontrados na província de Lorestan.

“No norte de Chia Sabz, encontramos o túmulo de um homem idoso, constituído por quatro paredes cobertas com uma grande laje de pedra”, acrescentou a arqueóloga.

“Nos últimos dias de escavações, conseguimos encontrar um armazém com dois recipientes para armazenar comida. O conteúdo dos recipientes foi enviado ao laboratório para posterior investigação”, afirmou Hasanpour.

Durante as escavações, os arqueólogos também descobriram duas colunas que, na sua opinião, faziam parte de uma antiga sala cerimonial.

5 COMENTÁRIOS

  1. Só 2 metros? Vejam o arquivo de notícias dos jornais norte americanos, no final da época de 1800/inícios de 1900, e surpreendam-se.Muito gigante foi encontrado. Mas foi tudo deixado ao esquecimento… Tudo guardado a 7 chaves no Smithsonian para que a humanidade nem sequer se lembre mais disso. Porque será…

  2. Caro ZAP, creio que a notícia está incompleta, falta informar acerca do motivo que deu origem ao titulo, ou seja o gigante, não li nada sobre o gigante nesta notícia.

RESPONDER

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …

-

Polícia espanhola detém suspeitos de pertencerem a rede de exploração de mulheres na Europa

A polícia espanhola anunciou este sábado que deteve 18 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede nigeriana de exploração sexual de mulheres, que atuava em Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica. Com estas detenções, que ocorreram em …

-

Portugueses criam dispositivo que ajuda a superar medo de andar de avião

Um dispositivo médico de realidade virtual que auxilia os utilizadores a superar o medo de andar de avião está a ser desenvolvido por especialistas apoiados pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade …

herminioloureiro

Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de "dar" 23 milhões em ajustes directos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas. O …

Leonor Poeiras e Iva Domingues no "Somos Portugal" da TVI

Altice prepara-se para comprar a TVI

O Grupo espanhol Prisa está em negociações "avançadas" com a Altice para a venda da TVI e o negócio pode consumar-se ainda neste Verão. O Governo já está a par do processo. Este cenário é avançado …

-

PJ está a investigar bilhetes oferecidos pelo Benfica no caso dos emails

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o Benfica por bilhetes para jogos de futebol que o clube ofereceu a elementos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e …

Incêndio em Pedrógão Grande

Fotografia mostra quando começou o incêndio ("muito antes da trovoada")

As suspeitas de que o grande incêndio de Pedrógão Grande foi originado por mão criminosa crescem, com relatos de populares e de bombeiros. E o início do fogo está registado numa fotografia, que será a …

-

Analistas consideram que meta de 1,5% para défice é alcançável

Os analistas contactados pela Lusa consideram que o objetivo do Governo de reduzir o défice para os 1,5% este ano "continua a ser alcançável", depois de o INE ter apurado um défice de 2,1% até …