Restos de gigante com 1.500 anos descobertos no Irão

Rokna News

Os objetos, da época do Império Aqueménida, são os primeiros artefactos desse período encontrados na província

Um grupo de arqueólogos encontrou, no oeste do Irão, um tesouro com antigos artefactos e o esqueleto de um homem extremamente alto que viveu há cerca de 1.500 anos.

Durante escavações na província de Lorestan, os arqueólogos encontraram um grande número de artefactos históricos importantes datados de milhares de anos.

A descoberta mais surpreendente são os restos de um homem com dois metros de altura, que viveu durante o Império Sassânida (224 d.C. — 651 d.C.).

Os especialistas também encontraram artefactos datados das épocas do Império Aquemênida, entre aproximadamente 550 a.C. e 330 a.C., e do Império Parta (250 a.C. — 224 d.C.).

“Durante escavações recentes em Chia Sabz, na província de Lorestan, encontramos objetos datados do Império Aquemênida”, afirmou a arqueóloga Ata Hasanpour à agência de notícias iraniana Mehr.

Os objetos descobertos, da época do Império Aquemênida – também conhecido como Primeiro Império Persa – são pratos, tigelas de cerâmica, vasos pintados, ornamentos, moedas estampadas e ferramentas de pedra. Além disso, estes são os primeiros artefactos desse período encontrados na província de Lorestan.

“No norte de Chia Sabz, encontramos o túmulo de um homem idoso, constituído por quatro paredes cobertas com uma grande laje de pedra”, acrescentou a arqueóloga.

“Nos últimos dias de escavações, conseguimos encontrar um armazém com dois recipientes para armazenar comida. O conteúdo dos recipientes foi enviado ao laboratório para posterior investigação”, afirmou Hasanpour.

Durante as escavações, os arqueólogos também descobriram duas colunas que, na sua opinião, faziam parte de uma antiga sala cerimonial.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Só 2 metros? Vejam o arquivo de notícias dos jornais norte americanos, no final da época de 1800/inícios de 1900, e surpreendam-se.Muito gigante foi encontrado. Mas foi tudo deixado ao esquecimento… Tudo guardado a 7 chaves no Smithsonian para que a humanidade nem sequer se lembre mais disso. Porque será…

  2. Caro ZAP, creio que a notícia está incompleta, falta informar acerca do motivo que deu origem ao titulo, ou seja o gigante, não li nada sobre o gigante nesta notícia.

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …