/

Há um restaurante português entre os 25 melhores do mundo

1

belcanto.pt

O chef José Avillez na cozinha do restaurante Belcanto

O Belcanto, de José Avillez, é o 25.º melhor restaurante do mundo, tendo conseguido este ano o seu melhor lugar de sempre na lista.

Foi conhecida esta terça-feira a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo do site World’s 50 Best Restaurants e o português Belcanto, de José Avillez, ocupa o 25.º lugar da lista.

É já a quarta vez que o Belcanto integra esta lista, depois de ter ficado no 42.º lugar em 2019 e 2021 e no 46.º em 2022. O anúncio foi feito numa gala na Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, que já apelidada como os “Óscares da Gastronomia”.

O grande vencedor foi o restaurante peruano Central, que vai agora deixar de participar nas listas anuais seguintes, já que os vencedores agora passam a ser considerados apenas na lista dos melhores restaurantes de sempre.

O Central venceu ainda o prémio de melhor restaurante da América do Sul e é o primeiro fora da Europa e dos Estados Unidos a ser considerado o melhor do mundo.  Dois restaurantes espanhóis fecharam o pódio: o Disfrutar, em Barcelona, ficou em segundo lugar e é o melhor na Europa e o Diverxo, em Madrid, ficou em terceiro.

O domínio espanhol continua no quarto lugar, com o Asador Etxebarri, em Atxondo. Miguel Ángel Millán do DiverXO também foi considerado o melhor sommelier.

No quinto lugar ficou o dinamarquês Alchemist, que venceu ainda o prémio de hospitalidade. Em oitavo ficou o nova-iorquino Atomix, que é melhor restaurante da América do Norte e foi o que mais subiu na lista em relação ao ano passado, onde ficou no 33.º lugar, escreve a CNN Portugal.

O Trèsind Studio, no Dubai, foi considerado o melhor restaurante do Médio Oriente e África, tendo ficado no 11.º lugar na lista geral. O coroado na Ásia foi o Odette, de Singapura, que ficou no 14.º lugar da lista.

A melhor chef foi Elena Reygadas, do restaurante Rosetta e a melhor chef de pastelaria foi Pía Salazar, do restaurante Nuema. Andoni Luis Aduriz foi distinguido com o Icon Award.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.