Restaurado o rosto de guerreiro siberiano que levou a amada ao túmulo

O rosto de um guerreiro siberiano que viveu há mais de dois mil anos foi coberto com uma máscara de argila. Agora, o seu rosto foi restaurado e com isso descobriram-se pormenores importantes.

A 14 de setembro, a exposição sobre os “Scythians”, um antigo povo iraniano de pastores nómadas equestres, denominada “The Scynthians: Warriors of Ancient Siberia“, organizada em coordenação com o Museu do Hermitage, em São Petersburgo, foi inaugurada no British Museum, em Londres.

Uma das mais valiosas peças da exposição é a múmia de um Scythian de 2 mil anos que provavelmente terá sido enterrado ao lado da amada.

Até então, a cabeça mumificada do guerreiro estava coberta com uma máscara de argila, de modo que apenas eram percetíveis os traços faciais do antigo guerreiro. Mas, especialmente para a exposição de Londres, os investigadores do museu de São Petersburgo submeteram a múmia à análise de um tomógrafo para saber como era.

A exposição do Museu Britânico também exibe imagens digitalizadas do guerreiro Scythian.

Como avança o The Guardian, a tomografia computadorizada ajudou a estabelecer que o homem tinha dentes finos, um bigode vermelho e uma ferida que lhe cobria o rosto desde o olho até ao fim da mandíbula. Pelas marcas, percebia-se que a ferida tinha sido cuidadosamente curada.

Para além disso, foi encontrado no crânio um buraco por onde se extraiu o cérebro durante o processo de mumificação.

Os investigadores planeiam passar a scanner a cabeça da mulher que foi enterrada junto do guerreiro. O corpo da mulher foi encontrado ao lado do dele numa campa de madeira.

De acordo com os especialistas, a mulher não deve ter tido uma morte natural, já que numa das suas obras, o historiador Heródoto indicou que este povo tinha o hábito de matar as “namoradas” dos falecidos guerreiros para enterrá-los juntos, assim como com os criados e cavalos. A mulher será então provavelmente a noiva do guerreiro e terá sido forçada a despedir-se da vida por causa da morte de seu namorado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …

TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos …