Responsáveis americanas geram polémica ao chamar “macaco de saltos altos” a Michelle Obama

Peter Foley / EPA

-

A diretora de uma associação sem fins lucrativos e a autarca de Clay, uma cidade em West Virginia, foram as responsáveis pelo comentário racista sobre a atual primeira-dama.

Depois da eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, Pamela Ramsey Taylor, diretora de uma associação sem fins lucrativos em Clay, uma cidade em West Virginia, decidiu utilizar as redes sociais para elogiar a nova primeira-dama.

“Vai ser tão refrescante ter uma primeira-dama com classe, bonita e com dignidade de volta à Casa Branca. Estou cansada de ver um macaco de saltos altos“, escreveu a responsável, agora citada pelo The Washington Post.

Por sua vez, a mayor da cidade, Beverly Whaling, parece ter concordado com a diretora da associação, pelo que respondeu com um “Já ganhei o dia, Pam”.

A clara referência a Michelle Obama não agradou a muitos americanos que começaram a partilhar o post, que já foi apagado, pelas redes sociais.

Entretanto, surgiu uma petição online, que já conta com quase 200 mil assinaturas, que pedia a demissão das duas responsáveis.

O abaixo assinado parece ter surtido efeito porque a diretora da associação já foi afastada do cargo e a autarca de Clay resignou às suas funções, segundo a BBC.

(dr) WSAZ

-

Num comunicado enviado ao jornal americano, a autarca pediu desculpa pelo incidente e assegurou que não pretendia ser racista.

“O meu comentário não tinha a intenção de ser racista”, escreveu. “Estava a referir-me a ter ganho o dia pela mudança na Casa Branca. Aqueles que me conhecem sabem que não sou racista”, acrescentou Whaling.

Por outro lado, Taylor explicou à agência local WSAZ que percebia o porquê do seu comentário ter sido mal interpretado mas garantiu que não era esse o objetivo. A diretora explicou que estava apenas a transmitir uma opinião pessoal sobre a beleza da primeira-dama e não sobre a cor da sua pele.

A responsável diz que esta situação se transformou num “crime de ódio” contra si e a sua família, uma vez que já recebeu ameaças de morte. Segundo a agência, Taylor admite processar as pessoas que a difamaram.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas gozar com o agora Presidente Trump, espalhar esculturas e Imagens pelo ruas e redes sociais a insinuar um micro pénis é engraçado e liberdade de expressão..
    ainda bem que a ideologia pro-minorias vai terminar, América já estava a caminho de se tornar o novo Brasil ou África do Sul..

    Se África ou México a sua cultura e o seu povo são tão bons, e a America tão má, porque não vão/voltam para lá?
    O Português descontente com portugal , mete o dinheiro onde tem a boca e emigra, não manda boas à toa.

  2. Que dizer disto?Quando umas estúpidas petulantes,de tez branca,odiosas e burras que nem uma porta,acendem rastilhos com intuitos provocatórios?Tenho em boa conta esta linda senhora Michelle Obama,que dignificou sua passagem e do marido,ao serviço da maior nação do mundo,e muitas saudades vão deixar!

  3. Eu não gosto e até repudio de todo qualquer expressão racista, mas que a Dama em questão é negra, ninguem duvidas e até pode andar de sapatos rasos mas o papel que desempenhou foi nulo num país como aquele. A unica coisa boa que lhe reconheço foi ter adoptado um cão de agua português que por sinal até é preto. Os conceitos de beleza são muito diversos mas que a esposa do Sr.Trump é uma linda mulher, que ninguém tenha duvida a não ser aqueles que não gostam de todo. Mas neste painel, com rarissimas excepções não vi ninguém a criticar as parvoices de que acusam o agora eleito presidente. O penis do sr.Trump, que nunca via até seria bom para ,meter na boca de muitos opinadores e se é assim pequeno como dizem, até nem se engasgavam.

    • “Eu não gosto e até repudio de todo qualquer expressão racista, mas que a Dama em questão é negra, ninguem duvida…”
      E isto o que é senão racismo???!!!… se para ti negro é sinónimo de macaco!!!…
      Nem era preciso ler o resto do teu comentário para ver o teu elevado nível de racismo…
      O papel dela foi nulo???!!!… mas por acaso vês notícias, lês jornais, etc.???!!!… esse nível de ignorância em grande parte dos americanos não me admira… mas pensando bem… por aqui também não…

  4. Só um povo inculto, racista, sem educação e COBARDE, faz uma declaração sobre a AINDA 1ª Dama dos Estados Unidos.
    Como é possível elogiarem uma mulher vendida, inculta com cara engraçada para quem goste mas com merda na cabeça. Qual a comparação com Michelle Obama?
    A postura, o saber falar, o estar á vontade, educação e nível? Melania “modelo” porque não deve ter jeito para mais nada e vendida a um pseudo homem, ignorante, reacionário, explorador de trabalhadores que como a mosca não entra já sabemos o que sai dali. realmente há uma grande percentagem do emigrantes que vivem na América que têm o que merece. O verdadeiro povo americano, os índios estão escondidos e muitos exterminados. Povo americano? Não me façam rir

  5. Anda por aí muito macaco, principalmente para os lados de lisboa e quem discorda é daqueles que fazem “panelas”, é como ter um filho toxicodependente…. vamos ver se agora sou despedido, ou se não tenho liberdade de expressão, ou se vão aparecer pessoas intolerantes a discriminar-me.

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …