Responsáveis americanas geram polémica ao chamar “macaco de saltos altos” a Michelle Obama

Peter Foley / EPA

-

A diretora de uma associação sem fins lucrativos e a autarca de Clay, uma cidade em West Virginia, foram as responsáveis pelo comentário racista sobre a atual primeira-dama.

Depois da eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, Pamela Ramsey Taylor, diretora de uma associação sem fins lucrativos em Clay, uma cidade em West Virginia, decidiu utilizar as redes sociais para elogiar a nova primeira-dama.

“Vai ser tão refrescante ter uma primeira-dama com classe, bonita e com dignidade de volta à Casa Branca. Estou cansada de ver um macaco de saltos altos“, escreveu a responsável, agora citada pelo The Washington Post.

Por sua vez, a mayor da cidade, Beverly Whaling, parece ter concordado com a diretora da associação, pelo que respondeu com um “Já ganhei o dia, Pam”.

A clara referência a Michelle Obama não agradou a muitos americanos que começaram a partilhar o post, que já foi apagado, pelas redes sociais.

Entretanto, surgiu uma petição online, que já conta com quase 200 mil assinaturas, que pedia a demissão das duas responsáveis.

O abaixo assinado parece ter surtido efeito porque a diretora da associação já foi afastada do cargo e a autarca de Clay resignou às suas funções, segundo a BBC.

(dr) WSAZ

-

Num comunicado enviado ao jornal americano, a autarca pediu desculpa pelo incidente e assegurou que não pretendia ser racista.

“O meu comentário não tinha a intenção de ser racista”, escreveu. “Estava a referir-me a ter ganho o dia pela mudança na Casa Branca. Aqueles que me conhecem sabem que não sou racista”, acrescentou Whaling.

Por outro lado, Taylor explicou à agência local WSAZ que percebia o porquê do seu comentário ter sido mal interpretado mas garantiu que não era esse o objetivo. A diretora explicou que estava apenas a transmitir uma opinião pessoal sobre a beleza da primeira-dama e não sobre a cor da sua pele.

A responsável diz que esta situação se transformou num “crime de ódio” contra si e a sua família, uma vez que já recebeu ameaças de morte. Segundo a agência, Taylor admite processar as pessoas que a difamaram.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas gozar com o agora Presidente Trump, espalhar esculturas e Imagens pelo ruas e redes sociais a insinuar um micro pénis é engraçado e liberdade de expressão..
    ainda bem que a ideologia pro-minorias vai terminar, América já estava a caminho de se tornar o novo Brasil ou África do Sul..

    Se África ou México a sua cultura e o seu povo são tão bons, e a America tão má, porque não vão/voltam para lá?
    O Português descontente com portugal , mete o dinheiro onde tem a boca e emigra, não manda boas à toa.

  2. Que dizer disto?Quando umas estúpidas petulantes,de tez branca,odiosas e burras que nem uma porta,acendem rastilhos com intuitos provocatórios?Tenho em boa conta esta linda senhora Michelle Obama,que dignificou sua passagem e do marido,ao serviço da maior nação do mundo,e muitas saudades vão deixar!

  3. Eu não gosto e até repudio de todo qualquer expressão racista, mas que a Dama em questão é negra, ninguem duvidas e até pode andar de sapatos rasos mas o papel que desempenhou foi nulo num país como aquele. A unica coisa boa que lhe reconheço foi ter adoptado um cão de agua português que por sinal até é preto. Os conceitos de beleza são muito diversos mas que a esposa do Sr.Trump é uma linda mulher, que ninguém tenha duvida a não ser aqueles que não gostam de todo. Mas neste painel, com rarissimas excepções não vi ninguém a criticar as parvoices de que acusam o agora eleito presidente. O penis do sr.Trump, que nunca via até seria bom para ,meter na boca de muitos opinadores e se é assim pequeno como dizem, até nem se engasgavam.

    • “Eu não gosto e até repudio de todo qualquer expressão racista, mas que a Dama em questão é negra, ninguem duvida…”
      E isto o que é senão racismo???!!!… se para ti negro é sinónimo de macaco!!!…
      Nem era preciso ler o resto do teu comentário para ver o teu elevado nível de racismo…
      O papel dela foi nulo???!!!… mas por acaso vês notícias, lês jornais, etc.???!!!… esse nível de ignorância em grande parte dos americanos não me admira… mas pensando bem… por aqui também não…

  4. Só um povo inculto, racista, sem educação e COBARDE, faz uma declaração sobre a AINDA 1ª Dama dos Estados Unidos.
    Como é possível elogiarem uma mulher vendida, inculta com cara engraçada para quem goste mas com merda na cabeça. Qual a comparação com Michelle Obama?
    A postura, o saber falar, o estar á vontade, educação e nível? Melania “modelo” porque não deve ter jeito para mais nada e vendida a um pseudo homem, ignorante, reacionário, explorador de trabalhadores que como a mosca não entra já sabemos o que sai dali. realmente há uma grande percentagem do emigrantes que vivem na América que têm o que merece. O verdadeiro povo americano, os índios estão escondidos e muitos exterminados. Povo americano? Não me façam rir

  5. Anda por aí muito macaco, principalmente para os lados de lisboa e quem discorda é daqueles que fazem “panelas”, é como ter um filho toxicodependente…. vamos ver se agora sou despedido, ou se não tenho liberdade de expressão, ou se vão aparecer pessoas intolerantes a discriminar-me.

RESPONDER

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …

Incêndio em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", …

Desportivismo? O skate voltou a mostrar como se faz

Final da competição de parque teve mais um momento que justifica entrar nos melhores destes Jogos Olímpicos. A grande maioria dos seguidores dos Jogos Olímpicos pode estar a ver skate pela primeira vez. Nos Jogos Olímpicos …

Jovens saudáveis dos 12 aos 15 anos têm que esperar por task force para vacinação

Os adolescentes saudáveis com idades entre os 12 e os 15 anos têm de esperar pela calendarização da task force para serem vacinados contra a covid-19, não se podendo vacinar nesta fase, segundo a Direção-Geral …

Tribunal decretou insolvência da Groundforce

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decretou esta quarta-feira a insolvência da SPdH (Groundforce), anunciou a TAP, que tinha feito um requerimento nesse sentido, no dia 10 de maio, de acordo com um comunicado. O …

"É uma questão pontual". Urgência de obstetrícia do Hospital de Setúbal encerrada por falta de médicos

A urgência de obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, está encerrada desde as 09h00 desta quarta-feira, situação que se irá prolongar por 24 horas, devido à falta de médicos desta especialidade, informou à …

Mulheres checas esterilizadas ilegalmente serão indemnizadas pelo Governo

Mulheres esterilizadas sem o seu consentimento receberão uma compensação por parte do governo da República Checa, medida que deverá ser aplicada após o Presidente Milos Zeman aprovar esta semana um projeto de lei. Segundo avançou esta …

Linha de fora-de-jogo vai mudar na Premier League

Esta é uma das mudanças que vão ser implementadas, na nova temporada. Os responsáveis pela arbitragem na Premier League, aparentemente, gostaram do que viram no Europeu 2020, em relação ao vídeoárbitro: parar o jogo menos vezes, …

OMS quer adiar as doses de reforço das vacinas em países ricos por causa das desigualdades mundiais

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta quarta-feira uma moratória sobre as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 para que os países pobres possam imunizar a sua população. A Organização Mundial …