Os residentes de Santa Monica vão ser pagos para não usar o carro

E se lhe pagassem para não conduzir? Santa Monica, na California, vai oferecer aos residentes de agregados familiares com vários veículos a possibilidade de utilizarem apenas um carro durante cinco semanas.

Num esforço para reduzir os hábitos de condução dos seus cidadãos, a Los Angeles Country Metropolitan Transportation Authority vai lançar um novo programa-piloto na cidade de Santa Monica.

O objetivo do “One Car Challenge” é pagar a 200 residentes de famílias com vários veículos um subsídio semanal para usarem apenas um dos seus carros.

De acordo com o Los Angeles Times, o programa mais oferecer pagamentos até 119,80 dólares (aproximadamente 114 euros), durante cinco semanas, a partir de novembro.

O total é de 599 dólares por agregado familiar, mas o programa não se fica por aqui: oferece ainda um cartão Metro TAP pré-carregado com 50 dólares e cinco a 10 viagens gratuitas no Metro Bike Share.

A iniciativa integra o Travel Rewards Research Pilot Program, no valor de 1,3 milhões de dólares, que está a ser financiado por subsídios da Administração Federal de Trânsito e da Universidade de Duke.

Os cerca de 91 mil habitantes de Santa Monica – que, além de residir na cidade, precisam de ter pelo menos 21 anos e possuir dois automóveis – podem inscrever-se até 6 de outubro no site do Metro. Os primeiros a fazê-lo serão os contemplados.

Se o programa for considerado um sucesso, nomeadamente em termos de emissões, poderá vir a ser alargado a outras partes do condado de Los Angeles.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.