Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé. É alimentada a biberão

Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM).

A cria de três meses não tem nome, porque nenhum dos quatro conservacionistas e tratadores quer ficar mais apegada ao animal. A elefante com meio-metro de altura já os segue por todo o lado, a aprender a usar a tromba para estabelecer contacto com o que está por perto e pede um biberão de leite de duas em duas horas.

A bebé foi encontrada pela população da aldeia de Zuali, dentro da área protegida, a poucos quilómetros da capital moçambicana, sem sinais da família, nem de caça furtiva, pelo que se suspeita que tenha ficado para trás, abandonada pela manada, diz Natércio Ngovene, chefe de fiscalização da REM.

“Depois de termos ficado um tempo junto a ele, já estávamos ali a fazer chamadas para encontrar ajuda para o pequeno elefante“, pois já ninguém queria que a natureza seguisse o seu curso mais cruel.

O animal estava muito fraco e desidratado, de acordo com o Diário de Notícias, até que chegou uma chamada “para o levar para o acampamento principal”, relata Natércio. Bebeu seis litros de fluidos e pouco a pouco tem vindo a recompor-se.

A estada será curta, uma vez que a reserva está a tratar da transferência da bebé elefante para um centro de espécies em risco em Hoedspruit, na África do Sul, onde encontrará um outro elefante da mesma idade. “Espera-se que possam crescer juntos e ser libertados num santuário” com mais elefantes, descreve Graeme, natural da África do Sul.

“Está tudo a correr tão bem que não queremos azarar. Depois dão-lhe o nome no santuário”, refere Megan Richards.

Dormem junto dela, porque à noite precisa do biberão de duas em duas horas e o leite em pó deve ser misturado com água à temperatura certa, nem muito quente, nem muito fria. É cansativo, mas recompensador ver o progresso da cria, “um animal bebé com o qual poucos humanos podem ter o privilégio de passar este tempo”, descreve, numa opinião partilhada por todo o grupo.

A alvorada é pelas 05h00 e a tarefa de quem convive com a pequena elefante consiste em mantê-la ativa durante o dia – especialmente ao nascer e pôr-do-sol, replicando o mais possível a vida de uma manada – passeios, banhos na lama e estímulos, com cheiros, formas e texturas onde a pequena paquiderme treina o uso da tromba.

Uma bola de futebol é um desses brinquedos, mas depois também chega a hora da sesta, porque gosta de dormir durante o dia. Perto do olho esquerdo notam-se cicatrizes, marcas de feridas que trazia quando foi encontrada, mas que “já estão a sarar”, o que “é bom sinal”. Prevê-se que durante a próxima semana a elefante siga para casa nova, mas com memórias de Moçambique.

O elefante é um animal em vias de extinção a nível global. A REM tinha 500 elefantes no último censo realizado em 2015 e estima-se que o número tenha crescido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …