Requiem. Supernova irá fazer uma “reaparição fantasmagórica” em 2037

STSci / Steve A. Rodney / Gabriel Brammer

Supernova Requiem incorporada no aglomerado de galáxias MACS J0138

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma “reaparição fantasmagórica” em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional.

A Requiem é o resultado de uma explosão estelar a cerca de 10 mil milhões de anos-luz de distância. Segundo o Space, foi visível para o Telescópio Espacial Hubble três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional.

Este fenómeno ocorre na proximidade de corpos celestes super-massivos que têm a capacidade de dividir a luz, ampliando e distorcendo as imagens dos objetos que se encontram por trás deles.

No caso da Requiem, um aglomerado gigante de galáxias, chamado MACS J0138.0-2155, serviu como lupa e revelou a explosão estelar em três instantâneos diferentes baseados em três caminhos que a luz da supernova percorreu através do aglomerado.

Segundo os astrónomos, a supernova será novamente visível (embora não a olho nu) em 2037. A previsão baseia-se na modelação por computador da distribuição da matéria dentro do aglomerado, que se encontra a cerca de 4 mil milhões de anos-luz do nosso planeta.

O estudo, publicado no dia 13 de setembro na Nature Astronomy, apresenta, assim, uma ocasião única para estudar a Requiem e a própria expansão deo nosso Universo.

A observação da supernova surge “atrasada” mais de duas décadas em relação aos três avistamentos anteriores porque a luz que transporta a última imagem deve percorrer a parte central do aglomerado, que é também a mais densa devido à concentração de matéria escura.

Os três avistamentos anteriores foram descobertos por acaso em 2019 nos dados arquivados do Hubble, três anos após o observatório ter adquirido as imagens.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …