Réptil tinha olhos tão pequenos que caçava com o tato

(dr) Gianluca Danini

Ilustração artística do réptil marinho Eretmorhipis carrolldongi

Os olhos do Eretmorhipis carrolldongi eram tão pequenos que este réptil tinha muitas dificuldades em caçar. Mas conseguiu encontrar uma solução: o tato.

O primeiro exemplar conhecido da espécie Eretmorhipis carrolldongi foi descrito em 2015, na Plos One. No entanto, esse espécime não tinha cabeça. um ano depois, foi encontrado um novo exemplar, desta vez com cabeça, na província de Hubei, na China. Esta descoberta permitiu que se fizesse agora uma descrição mais completa do réptil marinho.

Esta réptil, com cerca de 250 milhões de anos, tinha um corpo alongado com 70 centímetros de comprimento. No entanto, a órbita do seu olho era de apenas um centímetro de diâmetro.

O Eretmorhipis carrolldongi tinha uns olhos muito pequenos em relação ao seu corpo. A cabeça, que também era pequena, tinha um bico que parecia um focinho, o que fazia deste réptil algo muito semelhante a um ornitorrinco atual, adianta o Público.

“O Eretmorhipis fazia manobras lentas com o seu corpo rígido e cauda acoplada com grandes barbatanas propulsivas em forma de leque”, refere o artigo científico. Não se sabe exatamente qual era sua dieta, mas as suas presas seriam, muito provavelmente, artrópodes como o camarão.

Na hora de caçar, surgiam os problemas. “A reduzida capacidade de visão e o uso provável de pistas táteis permitiu que o animal caçasse em condições com pouca luz”, concluiu o artigo científico. Era, portanto, o tato o seu grande trunfo.

O Eretmorhipis carrolldongi representa o registo mais antigo de um amniota (animais cujos embriões estão rodeados por uma membrana amniótica) com uma visão reduzida. Isto significa que os amniotas começaram a usar tato para distinguir a presa do predador, pelo menos desde o início do Triásico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Seis crianças infetadas em surto em infantário nas Caldas da Rainha. Hospital de Gaia diagnostica mais 5

O número de crianças infetadas num infantário das Caldas da Rainha aumentou para seis, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da câmara. No mesmo dia, cinco crianças deram positivo no teste para covid-19 …

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …