O réptil mais pequeno do mundo cabe na ponta dos nossos dedos

(dr) Frank Glaw

Brookesia nana, o réptil mais pequeno do mundo

O réptil macho mais pequeno do mundo pode caber-nos na ponta do dedo (mas nem todos os seus órgãos são assim tão minúsculos).

Segundo o site Live Science, trata-se da espécie Brookesia nana, um pequeno camaleão que vive nas florestas tropicais do norte de Madagáscar. Recentemente, cientistas observaram um macho e uma fêmea, mas foram as dimensões do primeiro que surpreenderam a equipa.

Este animal mede cerca de 13,5 milímetros do focinho à cloaca (o orifício usado para excreção e reprodução), sendo o mais pequeno réptil adulto alguma vez descrito. Na verdade, é ainda mais pequeno do que a fêmea, que mede 19,2 milímetros.

“Dado que o plano geral do corpo dos répteis é bastante semelhante ao dos mamíferos e ao dos humanos, é fascinante ver como estes organismos e os seus órgãos podem ficar miniaturizados”, disse ao mesmo site Frank Glaw, herpetologista da Coleção Estatal de Zoologia da Baviera, na Alemanha, e um dos autores do estudo publicado, a 28 de janeiro, na revista científica Scientific Reports.

Porém, nem todos os seus órgãos são assim tão pequenos. Estamos a falar do seu hemipénis, o par de órgãos reprodutivos dos lagartos e das cobras machos que estão geralmente invertidos, isto é, dentro do corpo, até serem necessários para o acasalamento. No caso do B. nana, o hemipénis media 2,5 milímetros quando estava totalmente de fora, o que equivale a cerca de 18,5% do comprimento total do seu corpo.

(dr) Glaw Et Al., Scientific Reports, 2021

Os órgãos genitais do Brookesia nana

Surpreendentemente, esta não é uma característica incomum entre os lagartos mais pequenos do mundo, segundo dizem os investigadores. O comprimento genital entre outros camaleões varia de 6,3% a 32,9% do comprimento total do corpo, com uma média de 13,1% entre 52 espécies.

De acordo com Mark Scherz, herpetologista na Univesidade de Potsdam e outro dos autores do estudo, isto poderá estar relacionado com o dimorfismo de tamanho entre machos e fêmeas destas minúsculas espécies de répteis.

No entanto, como existem apenas dois espécimes conhecidos da espécie B. nana, é ainda difícil tirar conclusões concretas sobre esta dinâmica sexual.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …