/

Remover uma amizade no Facebook tem consequências na vida real

rishibando / Flickr

-

Muitas vezes, mal pensamos sobre o ato de remover uma amizade no Facebook. Na maioria dos casos, pensamos que a pessoa não se vai aperceber, ou nem nos importamos muito se ela notar.

Contudo, um novo estudo descobriu que esta atitude pode gerar graves consequências no mundo real.

“As pessoas pensam que as redes sociais são apenas uma diversão, mas, na verdade, o que fazemos nestes sites pode ter consequências no mundo real”, afirma o autor do estudo Christopher Sibona, estudante de doutoramento na Universidade de Colorado, em Denver (EUA).

Entre os participantes, 40% disseram que evitariam alguém que deixou de ser seu amigo no Facebook. As mulheres eram mais propensas que os homens a evitar alguém que carregou no botão “Remover Amizade”.

De acordo com Sibona, isto mostra os efeitos que ser condenado ao ostracismo nas redes sociais pode ter nas pessoas, e cita entrevistados que relataram diminuição da autoestima e sentimentos de não pertença e de perda de controlo depois de serem “desamigados”. Os entrevistados também disseram que pioraram o humor depois de terem conhecimento de um rompimento na rede social.

“O custo de manutenção de relacionamentos online é realmente baixo. No mundo real, os custos são mais elevados, é preciso falar com as pessoas, vê-las para manter as relações face a face, o que não é o caso nas relações online”, disse Sibona. “Há uma aura de irrealidade nessas relações, mas na verdade existem mesmo consequências na vida real”.

Ou seja, enquanto ainda não compreendemos bem a netiquette e não sabemos como lidar com os seus elementos, o que acontece no mundo virtual transporta-se muitas vezes para o real.

Evitar ou não evitar, eis a questão

Mesmo que não desista de remover uma amizade no Facebook, é interessante saber os sentimentos negativos vai criar nessa pessoa.

A pesquisa baseou-se em 690 respostas, e os resultados também apontaram vários fatores que predizem ou não se uma pessoa evitaria alguém que os renegou nas redes sociais.

Esses fatores foram:

  • Se a pessoa discutiu o caso depois que aconteceu;
  • Se a resposta emocional ao ato foi extremamente negativa;
  • Se a pessoa que foi excluída acreditava que a ação tinha sido devida a um comportamento offline;
  • A distância geográfica entre os dois ex-amigos;
  • Se a relação foi discutida antes da atitude online;
  • Quão forte a pessoa avaliava sua relação com a que a excluiu.

“Os amigos removidos na rede social podem enfrentar efeitos psicológicos semelhantes a uma forma de exclusão social real“, disse Sibona. “O estudo deixa claro que o ato de ‘remover amizade’ é significativo e tem consequências psicológicas importantes para aqueles a quem isso acontece”.

ZAP / Hypescience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.