Remédios para alergias e insónia podem aumentar risco de demência

Um estudo norte-americano ligou alguns medicamentos usados regularmente à demência, incluindo remédios contra insónia, depressão e rinite alérgica.

Investigadores da Universidade de Washington acompanharam a saúde de 3.434 pessoas com 65 anos ou mais que não tinham sinais de demência no início do estudo.

Observando os registos médicos e de medicamentos para determinar quantos tinham ingerido medicamentos com efeitos anticolinérgicos, as respectivas doses e frequência de administração, os cientistas compararam esses dados com diagnósticos subsequentes de demência nos 10 anos seguintes.

Ao longo do estudo, 797 dos participantes desenvolveram demência.

O estudo, divulgado na publicação científica JAMA Internal Medicine, apontou que doses mais elevadas e a utilização prolongada destes medicamentos estavam ligados a um risco maior de demência nos idosos. O perigo aumentava se o consumo fosse diário ao longo de três anos ou mais.

Todos os medicamentos listados têm efeito anticolinérgico, que bloqueiam um neurotransmissor chamado acetilcolina.

Os mais usados foram os antidepressivos, tratamentos anti-histamínicos para alergias (como a rinite) ou contra a insónia, e para tratamento de incontinência urinária. A maioria dos medicamentos só é vendida com prescrição médica.

Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais, e as bulas destes remédios alertam já para a possibilidade de redução da capacidade de atenção e memória, assim como a sensação de boca seca. No entanto, os investigadores afirmam que os consumidores deveriam estar cientes de que podem estar ligados também a um risco maior de demência.

O estudo estimou que as pessoas que tomaram pelo menos 10 mg/dia de doxepin (antidepressivo), 4 mg/dia de difenidramina (ajuda para dormir), ou 5 mg/dia de oxibutinina (contra incontinência urinária) por mais de três anos teriam um risco maior de desenvolver demência.

Os investigadores disseram que os médicos e farmacêuticos poderiam adotar uma abordagem preventiva e oferecer tratamentos diferentes, tendo em conta as conclusões do estudo. Nos casos em que não haja alternativa, poder-se-ia receitar a menor dose pelo menor tempo possível.

Alguns dos participantes do estudo concordaram com a possibilidade de serem submetidos a uma autópsia após a morte, disse a médica Shelly Gray, que participou do estudo. “Vamos analisar a patologia cerebral e ver se podemos encontrar um mecanismo biológico que possa explicar os nossos resultados”, explicou.

Simon Ridley, chefe de investigação do grupo britânico Alzheimer’s Research UK, considera o estudo interessante, mas não definitivo, afirmando à BBC que apesar da correlação não haverá provas suficientes de que essas substâncias sejam a causa de demência nos casos estudados.

Doug Brown, da Sociedade de Alzheimer do Reino Unido, afirma que “existem preocupações de que o uso regular de certos medicamentos com efeitos anticolinérgicos, como soníferos e tratamentos de rinite, por pessoas mais velhas, possa aumentar o risco de demência em determinadas circunstâncias, o que é apoiado por este estudo”.

“No entanto, ainda não está claro se este é o caso, ou se os efeitos observados são resultado do uso a longo prazo ou de vários episódios de curto prazo. É necessária uma investigação mais robusta para entender quais são os potenciais perigos, e se algumas substâncias são mais propensas a terem este efeito do que outras”, considera.

“Gostaríamos de incentivar médicos e farmacêuticos a aconselhar qualquer pessoa preocupada a falar com seu médico antes de parar de tomar qualquer medicação”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda bem que só uso quercetina, um flavonóide natural, para a minha rinite. Uma semana de tratamento e meses e meses sem um ataque, mesmo estando exposto aos alergénos!

RESPONDER

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …