Quando vou tomar a vacina? O relógio biológico responde

Vários estudos têm mostrado, ao longo dos últimos anos, que o nosso organismo avisa quando se deve estar mais atento à nossa saúde.

O “relógio biológico” poderia ter também a designação “alerta biológico”.

Porque, no fundo, qual despertador, o nosso próprio organismo ajuda-nos a cuidar da nossa saúde.

O ritmo circadiano, que no fundo rege o relógio biológico, acaba por regular as actividades diárias do organismo durante as 24 horas do dia. É um calendário diário, interno.

Russell Foster, professor na Universidade de Oxford, explicou no Daily Mail que o corpo humano tem centenas de reacções químicas e mudanças físicas ao longo do dia. E, por isso, os sintomas das doenças também mudam ao longo de 24 horas.

Vários estudos têm mostrado, ao longo dos últimos anos, que o nosso organismo avisa quando se deve estar mais atento à nossa saúde. Mostra quando se deve tomar determinado medicamento, ou mesmo uma vacina.

A BBC indica, com base numa entrevista a Russell Foster, que o remédio para combater a hipertensão deve ser tomado antes de ir dormir.

A aspirina, ao contrário que muitas pessoas fazem, não deve ser ingerida de manhã, mas também antes de ir dormir, tal como no caso da hipertensão.

A estatina, utilizada para evitar o excesso de colesterol no organismo, não tem um horário fixo. Depende do tipo de medicamento: acção a curto prazo será melhor ao ir dormir, acção durante um dia ou mais será tomada a qualquer momento do dia.

E até para a administração de vacinas o relógio biológico deixa indicação: a melhor altura é durante a manhã, quando o sistema imunológico está mais activo e, por isso, é mais provável deparar com patógenos de outras pessoas.

Mas não, ainda não há dados suficientes sobre o melhor momento para tomar a vacina contra o coronavírus.

Conselho final de Russell Foster: exposição à luz do dia, rotina de sono e de horário de alimentação são factores fundamentais para mantermos um relógio biológico sincronizado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.