/

Reino Unido vai ter notas de plástico

2

Simon Dawson / POOL / EPA

-

O Reino Unido vai colocar em circulação, a partir de 13 de setembro, a sua primeira emissão de notas de plástico. O anúncio foi feito pelo Banco de Inglaterra.

O Banco de Inglaterra anunciou que o próximo dia 13 de setembro vai marcar a entrada em circulação das novas notas de cinco libras que, ao contrário do habitual, vão ser de plástico.

O desenho das novas notas será uma homenagem a Winston Churchill, com o rosto do ex-primeiro-ministro britânico a decorar o reverso das notas.

O verso será feito pelo já habitual retrato da rainha Isabel II, juntamente com uma imagem do Big Ben, um dos monumentos mais emblemáticos da capital londrina.

A nova nota vai ter uma dimensão 15% menor do que a atual e, segundo o Banco de Inglaterra, vai durar mais do dobro das notas fabricadas com papel e algodão.

Além disso, vai manter-se mais limpa e incluirá novos elementos de segurança, que tornarão mais difícil a sua falsificação.

Segundo o The Telegraph, a produção das novas notas é feita de um polímero quase impossível de se estragar, tanto que conseguem aguentar uma lavagem com uma temperatura superior a 90º.

Cerca de 440 milhões de unidades de cinco libras vão ser lançadas em setembro, seguindo-se mais tarde (talvez em 2017) a circulação de outras notas como, por exemplo, as de 10 e 20 libras.

De acordo com o mesmo jornal, a Austrália foi o primeiro país do mundo a  lançar, em 1988, notas deste género. Seguiram-se países como a Nova Zelândia e a Singapura.

ZAP / Bom Dia

2 Comments

  1. Ora aí está uma boa medida para a lavagem de dinheiro sempre tão apregoada na comunicação social estas até podem ser lavadas a 90 graus e assim nem deixam impressões digitais.

  2. epá não andavam para aí a dizer que deviamos deixar de usar o plastico … não percebo nada disto !?!? ah entao notas de plastico nao faz mal , é isso ?!?!?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.