Reino Unido com nível “grave” de ameaça terrorista após explosão de táxi

1

Esta segunda-feira, o Reino Unido elevou o nível de alerta de terrorismo para o segundo mais alto após a explosão de um táxi em Liverpool, que matou o passageiro e feriu o motorista do veículo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A ministra do Interior, Priti Patel, anunciou que a ameaça terrorista foi alterada de “significativa” para “grave”, o que indica que um ataque terrorista no país é “muito provável”, cita a DW.

A governante lembrou ainda que este foi “o segundo [incidente] num mês” — o outro foi o assassínio à faca do deputado David Amess, em outubro.

Já o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, sublinhou que o Reino Unido “não se deixará intimidar pelo terrorismo”. “Nunca cederemos àqueles que nos querem dividir com atos sem sentido”, referiu em declarações a jornalistas.

 

A polícia britânica também acredita que a explosão de um táxi em Liverpool (apanhada em vídeo disponível no YouTube), neste domingo, foi um ataque terrorista, mas não tornou pública a identidade do suspeito.

O diretor da polícia antiterrorista, Russ Jackson, confirmou que o passageiro que morreu usou “um artefacto improvisado” que causou a explosão, informa a BBC.

O condutor do táxi, David Perry, sofreu ferimentos, mas estes “não constituem ameaça de morte”, escreve o Observador.

Joanne Anderson, presidente da câmara de Liverpool, frisou à rádio da BBC que o motorista evitou uma “enorme tragédia” com o seu heroísmo.

Segundo a responsável, o taxista terá conseguido sair do carro e trancou as portas antes da explosão, prendendo o passageiro dentro do veículo que ficou destruído.

Contudo, o chefe da polícia antiterrorista ainda não confirmou essa informação. Russ Jackson admite ter falado com o motorista, mas, por ainda estar abalado e ferido, ainda não conseguiu obter dele um relato mais pormenorizado.

Poucas horas depois de a explosão ter ocorrido, a polícia britânica prendeu três jovens, com 29, 26 e 21 anos em Kensington ao abrigo do Ato de Terrorismo.

  ZAP //

1 Comment

  1. Vão abrindo as portas a toda a espécie de gente e religiões e verão tal como outros hão de ver o trambolhão que apanham!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.