Reino Unido abre a primeira clínica para tratar viciados em videojogos

O sistema público de saúde do Reino Unido abriu na terça-feira a primeira clínica para tratar pacientes viciados em videojogos, apostando assim em tratar este problema como uma doença mental.

A clínica está destinada a pacientes entre os 13 e os 25 anos, informou o Observador. Será para ali, naquela clínina em Londres, que os médicos deverão dirigir o seus pacientes que demonstrem sofrer de distúrbios com videojogos. Além de consultas presenciais, haverá também a possibilidade de consultas através do Skype.

“O distúrbio com videojogos é uma doença de saúde mental que pode ter um efeito altamente debilitante da vida das pessoas, tanto para os pacientes como para as suas famílias, que podem sentir-se imensamente desesperadas perante o vício dos seus próximos”, disse a diretora do Centro para os Distúrbios com a Internet e Videojogos, Henrieta Bowden-Jones.

Em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já tinha considerado o vício em videojogos como uma doença mental, classificando-o como “distúrbio com videojogos”.

Segundo a OMS, esta doença mental é “caracterizada pela falta de controlo em relação aos videojogos, priorização dos videojogos em detrimento de outras atividades ao ponto em que os videojogos se torna mais importantes do que outros interesses e atividades quotidianas, ou a continuação ou escalada do uso de videojogos apesar da ocorrência de consequências negativas”.

Ainda de acordo com a OMS, o diagnóstico confirma-se quando este padrão comportamental se manifesta ao longo de pelo menos 12 meses e tem efeitos negativos em dimensões como a pessoal, familiar, social, educacional ou profissional, entre outras.

“O distúrbio com videojogos não é uma doença mental que se possa desprezar. Estamos a falar de casos em que uma pessoa chega a passar 12 horas a jogar jogos de computador e que pode isolar-se socialmente e perder o seu emprego como consequência”, realçou Henrieta Bowden-Jones, citada pelo Guardian.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …