Reino Unido admitiu abater todos os gatos domésticos durante a pandemia

O antigo ministro da Saúde, James Bethell, revelou que o Governo britânico chegou a considerar abater todos os gatos domésticos no início da pandemia.

O Governo britânico admitiu pedir às pessoas com gatos de estimação para os abaterem, no início da pandemia de covid-19. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo antigo ministro da Saúde, James Bethell, em declarações ao Channel 4 News.

O antigo governante salientou que a ideia foi debatida numa altura em que ainda pouco se sabia sobre o coronavírus e que não era conhecido se os animais podiam transmitir o vírus aos humanos.

“Na realidade, chegou a existir a ideia, num determinado momento, de que poderíamos ter de pedir às pessoas para abaterem todos os gatos do Reino Unido. Conseguem imaginar o que teria acontecido se quiséssemos fazer isso?”, perguntou Bethell.

Bethell foi vice de Matt Hancock no Departamento de Saúde entre 2020 e 2021. Os seus comentários surgem após Hancock ter contestado as alegações de que ele não seguiu o conselho de testar todas as pessoas que entrassem em lares durante a pandemia.

“Por um momento, havia algumas evidências em torno disso, pelo que teve de ser investigado e encerrado”, acrescentou.

Em 2021, uma equipa de investigadores da Escócia descobriu dois casos em que os gatos foram infetados com covid-19 pelos donos.

Os cientistas explicaram que há a possibilidade de os animais domésticos atuarem como um “reservatório viral”, permitindo a transmissão contínua, e disseram que é importante entender se podem desempenhar um papel na infeção de humanos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.