Rei de Marrocos anuncia decisão inédita de anular celebrações oficiais do seu aniversário

governmentza / Flickr

Mohammed VI, rei de Marrocos

O reino de Marrocos deixará de celebrar oficialmente o aniversário de Mohammed VI, assinalado a 21 de agosto, decisão tomada pelo próprio monarca e que é inédita neste país magrebino, foi divulgado na terça-feira.

“O Rei Mohammed VI (…) deu a ordem para que a partir deste ano não volte a ser realizada a cerimónia oficial de aniversário do soberano no Palácio Real”, informou um breve comunicado do Ministério da Casa Real, do Protocolo e dos Assuntos Externos, noticiou o Expresso, citando a agência Lusa.

Apesar de a Casa Real marroquina não ter avançado mais informações ou ter especificado as razões que desencadearam tal decisão, investigadores citados pelas agências internacionais apontam razões económicas e políticas para explicar tal medida.

É o caso do investigador Rachid Aouraz, do Instituto Marroquino de Análise Política, que referiu que a decisão de Mohammed VI pode ser interpretada como uma medida de austeridade face ao aumento das críticas em relação aos encargos económicos associados à monarquia.

Em finais de julho, quando Mohammed VI de Marrocos cumpriu 20 anos no trono, o Gabinete Real também deu ordens para que as diferentes instituições evitassem grandes celebrações e aconselhou que os festejos fossem realizados “de acordo com os costumes e tradições” e “sem atos adicionais ou especiais”.

As estimativas dos gastos públicos de Marrocos para este ano rondam os 289.000 milhões de dirhams (cerca de 27 mil milhões de euros), dos quais cerca de 2.674 milhões de dirhams (250 milhões de euros) serão canalizados para a monarquia.

O investigador Rachid Aouraz também indicou que a medida de Mohammed VI, de 55 anos, pode ser encarada como um passo para reduzir a presença do monarca na cena política, de forma a afastá-lo de uma potencial contestação popular quando algumas políticas governamentais falham.

“A monarquia está a reduzir a sua presença tradicional e esmagadora na vida política e está a investir mais na sua eficácia administrativa e no seu papel de árbitro”, indicou ainda o investigador.

Apesar da nova Constituição marroquina de 2011 ter consolidado a figura do presidente do governo, o Palácio Real ainda conserva uma grande parte do poder executivo e durante as mais recentes crises sociais naquele país, como foi o caso da revolta social do Rif (norte de Marrocos) em 2017, a opinião pública direcionou as críticas para a monarquia.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …