“Rei dos cogumelos” está a negociar perdão de 70% das dívidas para se salvar

A maior empresa de cogumelos da Península Ibérica, a Sousacamp, está novamente com salários em atraso, enquanto os credores do grupo não viabilizam o plano de recuperação delineado pelo fundo de capital de risco CoReEquity. A recuperação implica a reestruturação da dívida bancária com um perdão de 70% do valor que é da ordem dos 60 milhões de euros.

Os maiores credores da Sousacamp são o Novo Banco, a Caixa Agrícola e o IFAP- Instituto de Financiamento Agrícola e Pescas.

A proposta de viabilização que está em análise é da gestora de capital de risco CoReEquity que já obteve autorização da Autoridade da Concorrência para entrar no capital do grupo Sousacamp. Até ao final da semana, o administrador de insolvência, Bruno Costa Pereira, espera que o plano de recuperação seja aprovado, como refere ao Dinheiro Vivo.

A recuperação do maior produtor de cogumelos da Península Ibérica prevê uma redução de 70 dos 430 trabalhadores, bem como o perdão de 40 dos 60 milhões de euros das dívidas acumuladas, como aponta a mesma publicação.

A reestruturação da dívida bancária deverá obter o aval de Novo Banco e Caixa Agrícola, cientes de que a empresa vale mais se estiver aberta do que encerrada. “Quer material quer socialmente, a empresa vale muito mais a funcionar do que insolvente”, destaca no Dinheiro Vivo o administrador de insolvência.

Nesta altura, a Sousacamp está novamente com salários em atraso, dada a falta de liquidez da empresa. O administrador de insolvência espera que o plano de recuperação seja rapidamente aprovado para que o CoReEquity adiante os cerca de 320 mil euros necessários para pagar os ordenados.

“A minha expectativa é que a CoRe volte a intervir na resolução do problema”, refere Bruno Costa Pereira, frisando que o fundo já tinha adiantado “1,5 milhões [de euros] à massa insolvente para garantir a continuidade da actividade da empresa e a manutenção dos trabalhadores”.

O CoReEquity deverá ter que investir 13 milhões de euros para promover a reestruturação da empresa e garantir a manutenção da actividade em Vila Flor, no distrito de Bragança.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …

Ronaldo com salários em risco na Juventus (mas o futuro não passa pelo Sporting)

A Juventus está a negociar com os jogadores o atraso no pagamento de alguns salários devido à grave crise financeira que atravessa. Cristiano Ronaldo é um dos mais bem pagos do plantel e o seu …

Cenário em Gaza é devastador, mas Israel rejeita tréguas. Dez pessoas da mesma família foram mortas

O ambiente tenso que se vive em Israel parece estar para durar. O número de mortos palestinianos já é superior a uma centena, sendo que várias crianças e mulheres foram atingidas nos ataques. O Hamas …

Costa não tem conta à ordem e não se sabe como recebe salário. Rio é líder "mais rico"

O primeiro-ministro António Costa não declarou qualquer conta à ordem no banco na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional, como obriga a lei. Assim, não se sabe como recebe o seu salário. Já …

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …