“Rei dos cogumelos” está a negociar perdão de 70% das dívidas para se salvar

A maior empresa de cogumelos da Península Ibérica, a Sousacamp, está novamente com salários em atraso, enquanto os credores do grupo não viabilizam o plano de recuperação delineado pelo fundo de capital de risco CoReEquity. A recuperação implica a reestruturação da dívida bancária com um perdão de 70% do valor que é da ordem dos 60 milhões de euros.

Os maiores credores da Sousacamp são o Novo Banco, a Caixa Agrícola e o IFAP- Instituto de Financiamento Agrícola e Pescas.

A proposta de viabilização que está em análise é da gestora de capital de risco CoReEquity que já obteve autorização da Autoridade da Concorrência para entrar no capital do grupo Sousacamp. Até ao final da semana, o administrador de insolvência, Bruno Costa Pereira, espera que o plano de recuperação seja aprovado, como refere ao Dinheiro Vivo.

A recuperação do maior produtor de cogumelos da Península Ibérica prevê uma redução de 70 dos 430 trabalhadores, bem como o perdão de 40 dos 60 milhões de euros das dívidas acumuladas, como aponta a mesma publicação.

A reestruturação da dívida bancária deverá obter o aval de Novo Banco e Caixa Agrícola, cientes de que a empresa vale mais se estiver aberta do que encerrada. “Quer material quer socialmente, a empresa vale muito mais a funcionar do que insolvente”, destaca no Dinheiro Vivo o administrador de insolvência.

Nesta altura, a Sousacamp está novamente com salários em atraso, dada a falta de liquidez da empresa. O administrador de insolvência espera que o plano de recuperação seja rapidamente aprovado para que o CoReEquity adiante os cerca de 320 mil euros necessários para pagar os ordenados.

“A minha expectativa é que a CoRe volte a intervir na resolução do problema”, refere Bruno Costa Pereira, frisando que o fundo já tinha adiantado “1,5 milhões [de euros] à massa insolvente para garantir a continuidade da actividade da empresa e a manutenção dos trabalhadores”.

O CoReEquity deverá ter que investir 13 milhões de euros para promover a reestruturação da empresa e garantir a manutenção da actividade em Vila Flor, no distrito de Bragança.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, faleceu esta sexta-feira, aos 32 anos. O internacional português sofreu uma paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira. Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto e …

Rainha de Inglaterra encoraja população a ser vacinada. Processo é "inofensivo"

A rainha de Inglaterra, Isabel II, encorajou esta sexta-feira as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19, garantindo que a injeção é rápida, inofensiva e vai ajudar a proteger todos os cidadãos contra a doença. Numa …

Oposição interna do BE critica direção e "perda de influência política" (e prepara moção)

O Movimento Convergência, uma fação informal do Bloco de Esquerda, está a preparar uma moção para levar a debate na XII Convenção Nacional do partido.  Em causa estão, de acordo com o jornal Público, a insatisfação …