/

O novo rei do Delta nigeriano está a trazer esperança aos mais jovens

(dr)

Ogiame Atuwatse III

O novo rei da rica região do Delta, na Nigéria, está a trazer esperança às mulheres e aos mais jovens, que veem nele um líder moderno e inclusivo.

Os itsequiris são um povo da África Ocidental que habita a região do Delta, no oeste da Nigéria. Outrora um local importante no comércio de escravos, a terra-natal dos itsequiris sofreu uma grande mudança com a descoberta do petróleo e do gás natural.

Esta semana, os itsequiris assistiram à coroação do seu novo rei: Ogiame Atuwatse III. Utieyinoritsetsola Emiko, o jovem de 37 anos, é o 21.º Olu [rei] de Warri a ascender ao trono e um dos mais jovens a fazê-lo, escreve a CNN. O Reino de Warri fazia parte dos estados tradicionais da Nigéria e situava-se no estado do Delta.

Mas como é que Ogiame Atuwatse III ascendeu ao poder?

“Descendentes masculinos dos últimos três Olus encontram-se para selecionar um deles como o próximo Olu. Os filhos do último Olu têm prioridade, mas quando eles são considerados inadequados, outros membros deste grupo são considerados”, disse o tio de Ogiame Atuwatse III ao The Guardian Nigeria, explicando o processo que levou à coroação do seu sobrinho.

“Ele era o mais qualificado — carácter estável, forte capacidade mental, compreensão clara das sensibilidades do nosso povo, processos de pensamento profundos e calculados e mente analítica habilidosa em assuntos do reino. Simplesmente não havia competição séria ao redor dele desta vez”, prosseguiu Yemi Emiko.

Ogiame está a inspirar uma nova geração com a sua atitude progressista e o seu discurso foi o ponto alto da cerimónia para muitos. Ele pediu que a região olhe “além do petróleo e do gás”.

“Devemos olhar para além do petróleo e do gás e canalizar a nossa energia na direção certa, para os empreendimentos que resultarão em valor acrescido em todos os níveis”, afirmou no seu discurso.

“Vamos garantir que as mulheres, velhas e jovens, sejam honradas e respeitadas não só pela palavra, mas na prática cultural. Por isso, digo às nossas mulheres de hoje, vocês não serão mais invisíveis”, acrescentou.

À CNN, a empreendedora itsequiri Tara Fela Durotoye refletiu a alegria do seu povo: “Ele trouxe tanto para o trono, para ver um monarca com visão de futuro, que percebe de tecnologia, que percebe de empreendedorismo, entende o papel das mulheres. Foi uma experiência tão linda e fazer parte dela deu-me esperança”.

O ex-presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, esteve presente na cerimónia e ajoelhou-se para homenagear o novo Olu de Warri.

Em entrevista ao jornal nigeriano Vanguard, Ogiame disse que “a tecnologia está aqui para tornar as nossas vidas como uma raça mais fáceis”, quando questionado sobre os desafios de ser rei numa era digital.

“Encontraremos maneiras de aplicar a tecnologia para aprimorar e aliviar as nossas já numerosas responsabilidades. A mente aberta e a vontade de adaptar farão toda a diferença”, explicou.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.