Regresso a uma Idade do Gelo “parece muito improvável”

Uma Pequena Idade do Gelo está iminente? O paleoclimatólogo Armand Hernandez afirma que não. O efeito de aquecimento de gases de efeito de estufa é um dos motivos que explica o facto de a Terra estar a aquecer.

Uma equipa de 22 cientistas escreveu um artigo sobre algumas das consequências da Little Ice Age (LIA), conhecida como Pequena Idade do Gelo, o último grande evento frio do hemisfério norte.

O artigo, publicado na Earth-Science Reviews, intitulado “The Little Ice Age in Iberian mountains” (“A Pequena Idade do Gelo nas montanhas da Península Ibérica”), é o mais detalhado no que diz respeito à intensidade e duração do processo de arrefecimento que aconteceu entre 1300 e 1850 na Península Ibérica.

“Concluímos que as temperaturas eram, em média, aproximadamente 1° C mais baixas do que as registadas em 1850 e aproximadamente 2° C mais frias do que os valores que se verificam hoje”, disse ao jornal i o paleoclimatólogo Armand Hernandez.

Hernandez, investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa (FCUL) e um dos autores no estudo, explicou que  o processo para obter os resultados finais foi complicado e que a equipa usou centenas de documentos – antigos e recentes – e artigos anteriormente publicados.

Foi desta forma que a equipa chegou à conclusão de que as principais causas para estas quedas de temperatura relacionam-se principalmente com erupções vulcânicas e reduções de irradiação solar.

Esses fatores “determinaram os modelos de circulação atmosférica dominantes sobre a Europa Ocidental e, consequentemente, da Península Ibérica”, explicou ao jornal.

Como revela o artigo científico, a Pequena Idade do Gelo provocou inúmeros impactos na sociedade sentidos de maneira diferente em contextos rurais e em ambientes urbanos. Mas será que está para breve uma nova Idade do Gelo? Hernandez diz que não.

As alterações no clima são sequências das mudanças na órbita e na inclinação da Terra. “Ambos afetam a quantidade de luz solar que no verão chega ao hemisfério norte”, fazendo com que, quando essa quantidade diminui, o degelo seja menor e os lençóis de gelo comecem a crescer.

Por sua vez, “a luz refletida para o Espaço aumenta, aumentando também a tendência de arrefecimento”. E é neste contexto que uma nova Idade do Gelo surge.

De acordo com o paleoclimatólogo, as alterações verificadas na órbita e na inclinação da Terra indicam que o nosso planeta devia estar a arrefecer. No entanto, não é isso que está a acontecer. “O efeito de aquecimento do CO2 e de outros gases de efeito de estufa” é mais intenso do que o efeito de outros fatores de ordem natural.

Esta é uma das principais razões para o planeta não estar a arrefecer como deveria. “Sem interferência humana, a órbita e a inclinação da Terra, a ligeira diminuição da luz solar desde a década de 1950 e a atividade vulcânica teriam levado a um arrefecimento global”, refere Hernandez ao jornal i.

Porém, em vez de diminuir, as temperaturas estão definitivamente a aumentar. É por esse motivo que o cientista afirma que um regresso a uma Idade do Gelo “parece muito improvável”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …