Regresso a uma Idade do Gelo “parece muito improvável”

Uma Pequena Idade do Gelo está iminente? O paleoclimatólogo Armand Hernandez afirma que não. O efeito de aquecimento de gases de efeito de estufa é um dos motivos que explica o facto de a Terra estar a aquecer.

Uma equipa de 22 cientistas escreveu um artigo sobre algumas das consequências da Little Ice Age (LIA), conhecida como Pequena Idade do Gelo, o último grande evento frio do hemisfério norte.

O artigo, publicado na Earth-Science Reviews, intitulado “The Little Ice Age in Iberian mountains” (“A Pequena Idade do Gelo nas montanhas da Península Ibérica”), é o mais detalhado no que diz respeito à intensidade e duração do processo de arrefecimento que aconteceu entre 1300 e 1850 na Península Ibérica.

“Concluímos que as temperaturas eram, em média, aproximadamente 1° C mais baixas do que as registadas em 1850 e aproximadamente 2° C mais frias do que os valores que se verificam hoje”, disse ao jornal i o paleoclimatólogo Armand Hernandez.

Hernandez, investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa (FCUL) e um dos autores no estudo, explicou que  o processo para obter os resultados finais foi complicado e que a equipa usou centenas de documentos – antigos e recentes – e artigos anteriormente publicados.

Foi desta forma que a equipa chegou à conclusão de que as principais causas para estas quedas de temperatura relacionam-se principalmente com erupções vulcânicas e reduções de irradiação solar.

Esses fatores “determinaram os modelos de circulação atmosférica dominantes sobre a Europa Ocidental e, consequentemente, da Península Ibérica”, explicou ao jornal.

Como revela o artigo científico, a Pequena Idade do Gelo provocou inúmeros impactos na sociedade sentidos de maneira diferente em contextos rurais e em ambientes urbanos. Mas será que está para breve uma nova Idade do Gelo? Hernandez diz que não.

As alterações no clima são sequências das mudanças na órbita e na inclinação da Terra. “Ambos afetam a quantidade de luz solar que no verão chega ao hemisfério norte”, fazendo com que, quando essa quantidade diminui, o degelo seja menor e os lençóis de gelo comecem a crescer.

Por sua vez, “a luz refletida para o Espaço aumenta, aumentando também a tendência de arrefecimento”. E é neste contexto que uma nova Idade do Gelo surge.

De acordo com o paleoclimatólogo, as alterações verificadas na órbita e na inclinação da Terra indicam que o nosso planeta devia estar a arrefecer. No entanto, não é isso que está a acontecer. “O efeito de aquecimento do CO2 e de outros gases de efeito de estufa” é mais intenso do que o efeito de outros fatores de ordem natural.

Esta é uma das principais razões para o planeta não estar a arrefecer como deveria. “Sem interferência humana, a órbita e a inclinação da Terra, a ligeira diminuição da luz solar desde a década de 1950 e a atividade vulcânica teriam levado a um arrefecimento global”, refere Hernandez ao jornal i.

Porém, em vez de diminuir, as temperaturas estão definitivamente a aumentar. É por esse motivo que o cientista afirma que um regresso a uma Idade do Gelo “parece muito improvável”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …