Regresso a uma Idade do Gelo “parece muito improvável”

Uma Pequena Idade do Gelo está iminente? O paleoclimatólogo Armand Hernandez afirma que não. O efeito de aquecimento de gases de efeito de estufa é um dos motivos que explica o facto de a Terra estar a aquecer.

Uma equipa de 22 cientistas escreveu um artigo sobre algumas das consequências da Little Ice Age (LIA), conhecida como Pequena Idade do Gelo, o último grande evento frio do hemisfério norte.

O artigo, publicado na Earth-Science Reviews, intitulado “The Little Ice Age in Iberian mountains” (“A Pequena Idade do Gelo nas montanhas da Península Ibérica”), é o mais detalhado no que diz respeito à intensidade e duração do processo de arrefecimento que aconteceu entre 1300 e 1850 na Península Ibérica.

“Concluímos que as temperaturas eram, em média, aproximadamente 1° C mais baixas do que as registadas em 1850 e aproximadamente 2° C mais frias do que os valores que se verificam hoje”, disse ao jornal i o paleoclimatólogo Armand Hernandez.

Hernandez, investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa (FCUL) e um dos autores no estudo, explicou que  o processo para obter os resultados finais foi complicado e que a equipa usou centenas de documentos – antigos e recentes – e artigos anteriormente publicados.

Foi desta forma que a equipa chegou à conclusão de que as principais causas para estas quedas de temperatura relacionam-se principalmente com erupções vulcânicas e reduções de irradiação solar.

Esses fatores “determinaram os modelos de circulação atmosférica dominantes sobre a Europa Ocidental e, consequentemente, da Península Ibérica”, explicou ao jornal.

Como revela o artigo científico, a Pequena Idade do Gelo provocou inúmeros impactos na sociedade sentidos de maneira diferente em contextos rurais e em ambientes urbanos. Mas será que está para breve uma nova Idade do Gelo? Hernandez diz que não.

As alterações no clima são sequências das mudanças na órbita e na inclinação da Terra. “Ambos afetam a quantidade de luz solar que no verão chega ao hemisfério norte”, fazendo com que, quando essa quantidade diminui, o degelo seja menor e os lençóis de gelo comecem a crescer.

Por sua vez, “a luz refletida para o Espaço aumenta, aumentando também a tendência de arrefecimento”. E é neste contexto que uma nova Idade do Gelo surge.

De acordo com o paleoclimatólogo, as alterações verificadas na órbita e na inclinação da Terra indicam que o nosso planeta devia estar a arrefecer. No entanto, não é isso que está a acontecer. “O efeito de aquecimento do CO2 e de outros gases de efeito de estufa” é mais intenso do que o efeito de outros fatores de ordem natural.

Esta é uma das principais razões para o planeta não estar a arrefecer como deveria. “Sem interferência humana, a órbita e a inclinação da Terra, a ligeira diminuição da luz solar desde a década de 1950 e a atividade vulcânica teriam levado a um arrefecimento global”, refere Hernandez ao jornal i.

Porém, em vez de diminuir, as temperaturas estão definitivamente a aumentar. É por esse motivo que o cientista afirma que um regresso a uma Idade do Gelo “parece muito improvável”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada antiga oficina de reparação de barcos no Egito

O Egito anunciou que arqueólogos encontraram uma antiga oficina usada para construir e reparar barcos que data da era do ptolemaico (de 332 a.C a30 a.C) em Sinai. O Ministério das Antiguidades do Egito disse na …

Tarântula "unicórnio" tem um corno bizarro nas costas

Uma espécie de tarântula recentemente descoberta em Angola tem algo em comum com o mítico unicórnio - um "chifre" proeminente. Mas no caso da aranha, o chifre está a crescer nas costas da criatura. O aracnídeo …

Dois aviões dos EUA com ajuda humanitária já aterraram na Venezuela

Dois aviões de carga C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos com ajuda humanitária para a Venezuela chegaram este sábado à cidade fronteiriça de Cúcuta, anunciaram as autoridades norte-americanas. O primeiro avião, que partiu da base …

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …