Já 6.500 pessoas pediram para regressar ao mercado regulado

A Galp revelou esta terça-feira que já recebeu, em menos de uma semana, mais de 4.000 pedidos de celebração de contratos com as nove empresas do grupo que atuam como Comercializadores de Último Recurso (CUR).

De acordo com o Jornal de Negócios, a estes pedidos somam-se os 2.500 que a EDP reportou já ter também recebido, segundo avançado por fonte oficial.

No total, são então 6.500 os pedidos de regresso ao mercado regulado do gás natural que duas empresas receberam, desde a publicação do decreto-lei a 06 de setembro.

Na eletricidade há apenas um CUR no mercado regulado. Mas no gás natural este muda consoante a zona geográfica e o concelho de residência, havendo nove empresas espalhadas por todo o país. A Galp detém a maioria dos 227 mil consumidores que em março de 2022 ainda se mantinham no mercado regulado.

Entre março de 2021 e março de 2022, o mercado regulado do gás natural passou de 242 mil consumidores para 227 mil, e de um consumo estimado em base anual de cerca de 895 GWh para 863 GWh, apontou o Negócios, citando dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Estes valores representam um decréscimo de 6,1% em número de clientes e uma quebra de 9,6% em consumo, relativamente a março de 2021, referiu a reguladora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.