A regra de Leonardo da Vinci sobre os galhos das árvores estava errada

Wikimedia

“The Flowering Fruit-Tree”, de Carl Fredrik Hill.

A regra de Leonardo da Vinci sobre os galhos das árvores estava errada, segundo os resultados de um novo estudo.

Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais importantes do Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Era um homem de vários talentos que andava de mão dada com a razão, mas a verdade é que não está isento de erros.

Há mais de 500 anos, Da Vinci escreveu a “regra das árvores”, que descrevia a forma como o génio italiana pensava que árvores se ramificavam. No entanto, a regra de Da Vinci não se aplicava a todas árvores. Agora, uma nova regra funciona praticamente para qualquer árvore, relata uma equipa de investigadores.

“A regra mais antiga de Leonardo descreve a espessura dos ramos, enquanto o comprimento do galho não foi tido em consideração”, diz Sergey Grigoriev, do Instituto de Física Nuclear de Petersburgo, na Rússia. “Portanto, a descrição usando a regra mais antiga não está completa”.

A regra de Leonardo da Vinci diz que a espessura de um galho antes de se ramificar noutros mais pequenos é a mesma que a espessura combinada dos galhos que brotam dele, explica a Science News. Todavia, o novo estudo sugere que é a área de superfície que permanece a mesma.

British Library

Esboço de Leonardo da Vinci sobre galhos das árvores.

Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista científica Physical Review E.

Com base na área de superfície, a nova regra prevê que os galhos longos acabam por ser mais finos que os galhos curtos. Ao contrário da regra de Da Vinci, a nova funciona tanto para bétulas quanto para carvalhos, sublinham os cientistas.

“A vida de uma árvore flui de acordo com as leis de conservação da área no espaço bidimensional”, escrevem os autores, “como se a árvore fosse um objeto bidimensional”.

A botânica Katherine McCulloh, que não participou no estudo, diz que os resultados a intrigam, questionando-se porque é que as árvores conservam esta geometria para o seu tecido externo e como é que isso está relacionado com as diferenças a nível microscópico que observamos na madeira. “É uma pergunta muito interessante”, atira.

Para testarem a regra, Grigoriev e os seus colegas tiraram fotografias de árvores de várias espécies e analisaram os galhos para confirmar que os padrões do mundo real correspondiam às previsões.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.