Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

 

Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório.

De acordo com dados revelados pelo Eurostat, Portugal, através da Área metropolitana de Lisboa, figuram na lista das regiões da Europa que mais trabalhadores colocaram em teletrabalho durante os meses mais severos da pandemia da covid-19 — uma das medidas mais adotadas pelos Governos no sentido de prevenir as novas infeções.



De acordo com o organismo, este modelo atingiu, em 2020, os 12%, ou seja, 12% da população empregada na União Europeia exercia funções a partir de casa e com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos, um número que representa uma subida destacada face aos 5% a 6% registados em 2019. Ainda assim, quando se analisa o caso português os números sobem para quase o dobro da média europeia: 23%.

Para além de Portugal, outros países superaram este valor, como foi o caso da Finlândia, com 37% dos profissionais de Helsínquia a trabalhar remotamente com regularidade, e da Bélgica, com duas regiões, a província de Brabant Wallon e a capital Bruxelas, respetivamente, a alcançarem 27% e 26%.

A dúvida que surge atualmente é até que ponto o modelo poderá ser uma aposta a longo prazo, com a situação sanitária a melhorar consideravelmente em vários países ocidentais graças, por exemplo, às crescentes e elevadas taxas de vacinação. Nos Estados Unidos da América, no início do verão, o regresso aos escritórios foi incentivado pela Administração Biden, apesar de empresas de renome oferecerem aos colaboradores a possibilidade de exercerem as suas funções remotamente.

Em Portugal, do ponto de vista jurídico, o tema está atualmente a ser discutido em âmbito de concertação social, com o Governo a querer regulamentar o modelo no Código de Trabalho.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada explicação para a superfície surpreendentemente irregular do asteroide Bennu

Um novo estudo descobriu que as rochas altamente porosas são responsáveis pela superfície surpreendentemente irregular do asteroide Bennu. Os cientistas pensavam que a superfície do asteroide Bennu seria como uma praia arenosa, abundante em areia fina …

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …