Refugiados vão poder estudar gratuitamente na Lusófona

7

Jens Buettner / EPA

Refugiado sírio em Horst, Alemanha

Os refugiados que forem acolhidos em Portugal e quiserem continuar os seus estudos superiores poderão fazê-lo na Universidade Lusófona, de forma gratuita.

Em declarações à Renascença, o responsável do gabinete de apoio a refugiados criado recentemente pela instituição, Paulo Mendes Pinto, confirma que “propomos apoiar todos os refugiados que cheguem a Portugal e que, ao abrigo do estatuto de refugiado, estejam enquadrados em instituições portuguesas”.

“O que propomos é, não só fazer a avaliação do percurso académico que a pessoa traz, como se a pessoa quiser continuar esses estudos em alguma instituição do grupo Lusófona possa fazê-lo de forma completamente gratuita“, explica o responsável.

No âmbito do Programa de Enquadramento Académico de Refugiados, os imigrantes poderão prosseguir os estudos numa “instituição do grupo Lusófona de forma completamente gratuita” depois de avaliado o percurso académico – os diplomas, as equivalências, a possibilidade de integração na universidade -, garante Paulo Mendes Pinto.

O responsável afirma que já estão em andamento os contactos com as instituições de acolhimento, que “irão fazendo chegar os casos de pessoas que deixaram os seus estudos a meio e que estão interessadas em retomar o seu tempo perdido”.

Por agora, no entanto, não se sabe ao certo quantos refugiados estarão em condições de se candidatar a esta oportunidade, mas a Lusófona promete avaliar todos os casos.

ZAP

7 Comments

    • E para artistas (como tu!) sem o mínimo de inteligência e bom senso (e que escrevem comentários complemente estúpidos)… não?
      Pois…
      .
      Sem-abrigo na universidade?…
      Enfim, há gente que não tem mesmo noção do ridículo, nem faz a mínima ideia do que é um sem-abrigo (nem um refugiado)!…

  1. Isto é completamente ridículo. Há centenas de jovens que acabam o 12º ano, querem prosseguir estudos e não o fazem porque não têm possibilidades financeiras para isso e nunca ninguém lhes disse que podiam ingressar na universidade gratuitamente. Porquê que somos diferentes deles? Porquê que eles chegam aqui e têm mais direito que nós? Isto nunca vai entrar na minha cabeça.

  2. E cá o tuga quer subsidio para que os seus filhos possam estudar no Superior, e que é que o governo dá? Zero. A isto chamo verdadeira hipocrisia de quem decide. Pois se há para estrangeiros essa possibilidade, porque não é dada ao português? Afinal somo nós contribuintes , ja esmifrados ate ao tutano que vamos pagar isso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.