Refugiados vão poder estudar gratuitamente na Lusófona

Jens Buettner / EPA

Refugiado sírio em Horst, Alemanha

Os refugiados que forem acolhidos em Portugal e quiserem continuar os seus estudos superiores poderão fazê-lo na Universidade Lusófona, de forma gratuita.

Em declarações à Renascença, o responsável do gabinete de apoio a refugiados criado recentemente pela instituição, Paulo Mendes Pinto, confirma que “propomos apoiar todos os refugiados que cheguem a Portugal e que, ao abrigo do estatuto de refugiado, estejam enquadrados em instituições portuguesas”.

“O que propomos é, não só fazer a avaliação do percurso académico que a pessoa traz, como se a pessoa quiser continuar esses estudos em alguma instituição do grupo Lusófona possa fazê-lo de forma completamente gratuita“, explica o responsável.

No âmbito do Programa de Enquadramento Académico de Refugiados, os imigrantes poderão prosseguir os estudos numa “instituição do grupo Lusófona de forma completamente gratuita” depois de avaliado o percurso académico – os diplomas, as equivalências, a possibilidade de integração na universidade -, garante Paulo Mendes Pinto.

O responsável afirma que já estão em andamento os contactos com as instituições de acolhimento, que “irão fazendo chegar os casos de pessoas que deixaram os seus estudos a meio e que estão interessadas em retomar o seu tempo perdido”.

Por agora, no entanto, não se sabe ao certo quantos refugiados estarão em condições de se candidatar a esta oportunidade, mas a Lusófona promete avaliar todos os casos.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • E para artistas (como tu!) sem o mínimo de inteligência e bom senso (e que escrevem comentários complemente estúpidos)… não?
      Pois…
      .
      Sem-abrigo na universidade?…
      Enfim, há gente que não tem mesmo noção do ridículo, nem faz a mínima ideia do que é um sem-abrigo (nem um refugiado)!…

  1. Isto é completamente ridículo. Há centenas de jovens que acabam o 12º ano, querem prosseguir estudos e não o fazem porque não têm possibilidades financeiras para isso e nunca ninguém lhes disse que podiam ingressar na universidade gratuitamente. Porquê que somos diferentes deles? Porquê que eles chegam aqui e têm mais direito que nós? Isto nunca vai entrar na minha cabeça.

  2. E cá o tuga quer subsidio para que os seus filhos possam estudar no Superior, e que é que o governo dá? Zero. A isto chamo verdadeira hipocrisia de quem decide. Pois se há para estrangeiros essa possibilidade, porque não é dada ao português? Afinal somo nós contribuintes , ja esmifrados ate ao tutano que vamos pagar isso.

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …