Refugiados vão poder estudar gratuitamente na Lusófona

Jens Buettner / EPA

Refugiado sírio em Horst, Alemanha

Os refugiados que forem acolhidos em Portugal e quiserem continuar os seus estudos superiores poderão fazê-lo na Universidade Lusófona, de forma gratuita.

Em declarações à Renascença, o responsável do gabinete de apoio a refugiados criado recentemente pela instituição, Paulo Mendes Pinto, confirma que “propomos apoiar todos os refugiados que cheguem a Portugal e que, ao abrigo do estatuto de refugiado, estejam enquadrados em instituições portuguesas”.

“O que propomos é, não só fazer a avaliação do percurso académico que a pessoa traz, como se a pessoa quiser continuar esses estudos em alguma instituição do grupo Lusófona possa fazê-lo de forma completamente gratuita“, explica o responsável.

No âmbito do Programa de Enquadramento Académico de Refugiados, os imigrantes poderão prosseguir os estudos numa “instituição do grupo Lusófona de forma completamente gratuita” depois de avaliado o percurso académico – os diplomas, as equivalências, a possibilidade de integração na universidade -, garante Paulo Mendes Pinto.

O responsável afirma que já estão em andamento os contactos com as instituições de acolhimento, que “irão fazendo chegar os casos de pessoas que deixaram os seus estudos a meio e que estão interessadas em retomar o seu tempo perdido”.

Por agora, no entanto, não se sabe ao certo quantos refugiados estarão em condições de se candidatar a esta oportunidade, mas a Lusófona promete avaliar todos os casos.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • E para artistas (como tu!) sem o mínimo de inteligência e bom senso (e que escrevem comentários complemente estúpidos)… não?
      Pois…
      .
      Sem-abrigo na universidade?…
      Enfim, há gente que não tem mesmo noção do ridículo, nem faz a mínima ideia do que é um sem-abrigo (nem um refugiado)!…

  1. Isto é completamente ridículo. Há centenas de jovens que acabam o 12º ano, querem prosseguir estudos e não o fazem porque não têm possibilidades financeiras para isso e nunca ninguém lhes disse que podiam ingressar na universidade gratuitamente. Porquê que somos diferentes deles? Porquê que eles chegam aqui e têm mais direito que nós? Isto nunca vai entrar na minha cabeça.

  2. E cá o tuga quer subsidio para que os seus filhos possam estudar no Superior, e que é que o governo dá? Zero. A isto chamo verdadeira hipocrisia de quem decide. Pois se há para estrangeiros essa possibilidade, porque não é dada ao português? Afinal somo nós contribuintes , ja esmifrados ate ao tutano que vamos pagar isso.

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …