Refugiados estão a viver em antigo campo de concentração de Buchenwald

larskjensen / Flickr

Campo de concentração nazi de Buchenwald, no oeste da Alemanha

Campo de concentração nazi de Buchenwald, no oeste da Alemanha

Alguns dos refugiados que chegam à Alemanha estão a ser acolhidos em Buchenwald, um antigo campo de concentração da II Guerra Mundial. Apesar da medida ter sido contestada, os refugiados que nele viviam não se importam com o simbolismo do local.

Abriu em julho de 1937 e manteve presas cerca de 250 000 pessoas. Buchenwald, no oeste da Alemanha, foi um dos principais campos de concentração nazis que protagonizaram um dos piores episódios da história da Humanidade.

Agora, o campo virou asilo para alguns dos muitos refugiados que fogem aos conflitos dos seus países e procuram uma vida melhor no continente europeu, noticia o The Daily Mail.

São 21 os refugiados do sexo masculino que vivem nas antigas casernas dos guardas nazis, nas quais dividem quartos com beliches e uma pequena cozinha.

Para além disso, ainda recebem 135 euros por mês para despesas e alimentação enquanto esperam recolocação.

Um desses casos é Abdurahman Massa, do norte da Eritreia, que com Ayaya Tsinat, divide o quarto número 2.

A medida foi anunciada em janeiro e tem sido alvo de críticas, mas o jovem de 20 anos não se importa com o significado que o edifício representa.

“Isto é bom para mim”, disse Massa ao The Weekend Australian, citado pelo jornal britânico.

Já o refugiado Diaoyre, proveniente da Algéria, acrescenta: “É bom estar aqui. Muitos não têm isto sequer”.

Os edifícios originais foram destruídos mas são muitas as pessoas que ainda questionam esta decisão.

Christian Hanke, presidente da câmara de Berlim, diz que é uma “solução de emergência mas “inevitável“. “Há muito espaço nos hangars“, afirma.

A própria chanceler alemã Angela Merkel disse que esta vaga de refugiados vai mudar a visão do país para sempre.

“O que estamos a viver neste momento é algo que vai ocupar e mudar o nosso país nos próximos anos”.

“O mundo vê a Alemanha como um país de esperança e oportunidades – e nem sempre foi o caso”, conclui.

Muitos refugiados chegaram já às estações de Frankfurt e Munique com imagens da chanceler para mostrar respeito e gratidão.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. mas agora será diferente, comidinha quente e a hora, podem consultar a lista para escolherem, bebidas á fartazana, fruta, sopa e café com wisky, Se os nossos sem abrigo sabem disto, querem ir logo para lá também. e é bom até aprendem linguas e tudo. Uma maravilha.

  2. Ahaha deixa-me rirrrrr sem VONTADE nenhuma,agora estão em camposde CONCENTRAÇÃO,onde SOFRERAM,MORRERAM ewtcetc, e agora estão la presos.as ,como resfugiados.as de GUERRA,-ironia do DESTINO,agora são e estão bem num mal que foi a DESONRA do SER HUMANO mas que quem foi e é RICO.A ABASTADO.A etcetc criou uM GENOCIDIO LOUCO,e onde a FOME foi a ARMA de dESTRUIÇÃO MACIÇA, e agora saõ estes POVOS a OCUPAR as instalações,onde tantos e tantas PESSOAS e CRIANÇÃS morrerem À FOME,, etecetc,e ali nas instalações dum PAIS em que foi fEITO TAL MASSACRE e DESTRUIÇÃO MASiSSA, e onde os SANGUE ainda MANCHA aquelas TERRAS,CASAS,PAREDES, etcetc…
    È compreensivel e até eu não me imPORTAVA de la ficar como REFUGIADO,mas gostaria que o menos a ALEMANHA puse-se ,ou tapa-se ou outro modo de OCULTAT mesmo pouco que seja,e informar PELOS meios de dIVULGAÇÃO aos.as REFUGIADOS.AS.que so la ficavam porque não tinham,outros meios de os.as de ficarem,mas que não liga-ssem ao ou aos fACTOS de ali terem decorrrido o GENOCIDIO da 21ª e 2ª GUERRA MUNDIAL. Pois ao menos era um modo de acolhere esta gente,e acalma-la e anima-la,por terem e estarem neste PAIS nestas circunstancias,pois era um MODO de a ALEMANHA alem dse estarem a receber esta GENTE REFUGIADA,e que estavam a ser o GOVERNO e o POVO ALEMÃO gente HUMANA omais possivel com estes POVOS REFUGIADOS.
    Mas naõ ,fazem so a amabilidade de os.as RECOLHER,e etcetc…..

    a.g.p.

  3. Refugiados estão a viver em antigo campo de concentração nazi.
    A Alemanha aos anos que estava a preparar uma cena destas.
    A Alemanha alguma vez quis ajudar ou auxiliar estes desgraçados, embora por mim eles iam todos de volta a casa.
    de resto a Alemanha esta em sua casa e já está treinada para estas merdas de comer o suor de quem trabalha é tipo HITLER.

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …