Refeições tardias podem realmente fazer engordar

Um jantar tardio pode contribuir para o aumento de peso e para altos níveis de açúcar no sangue, concluiu um pequeno estudo recentemente publicado.

“Este estudo lança uma nova luz sobre como é que ingerir um jantar tardio pior a a tolerância à glicose e reduz a quantidade de gordura queimada”, começou por dizer o autor principal do estudo, Jonathan C. Jun, cientista da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos.

“O efeito de comer tarde varia muito entre as pessoas e depende também da hora habitual a que as pessoas se deitam”, disse em comunicado citado pela Europa Press.

O estudo, continuou o especialistas, “mostra que algumas pessoas podem ser mais vulneráveis a comer mais tarde do que outras (…) “Se os efeitos metabólicos que observamos com uma única refeição continuarem a ocorrer de forma cíclica, então comer tarde pode levar a consequências para a saúde, como diabetes ou obesidade”.

Os cientistas estudaram 20 voluntários saudáveis – dez homens e dez mulheres – para perceber como é que metabolizavam o jantar às 22h comparativamente com a mesma refeição por volta das 18h. Durante o estudo, todos se deitaram às 23h.

“Em média, o nível máximo de glicose após o jantar tardio foi de aproximadamente 18% maior e a quantidade de gordura queimada durante a noite diminuiu aproximadamente 10% comparativamente com o jantar anterior (…) Os efeitos que observamos em voluntários saudáveis pode ter mais expressão em pessoas com obesidade ou diabetes, que já têm um metabolismo comprometido”, explicou ainda o especialista Chenjuan Gu, da Universidade Johns Hopkins, que também participou no estudo.

E rematou: “Precisamos de fazer mais estudos para perceber se estes efeitos continuam com o tempo e se são causados por fatores comportamentais – como dormir logo após a refeição – ou pelos ritmos circadianos do corpo”.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …