/

Refeições tardias podem realmente fazer engordar

Um jantar tardio pode contribuir para o aumento de peso e para altos níveis de açúcar no sangue, concluiu um pequeno estudo recentemente publicado.

“Este estudo lança uma nova luz sobre como é que ingerir um jantar tardio pior a a tolerância à glicose e reduz a quantidade de gordura queimada”, começou por dizer o autor principal do estudo, Jonathan C. Jun, cientista da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos.

“O efeito de comer tarde varia muito entre as pessoas e depende também da hora habitual a que as pessoas se deitam”, disse em comunicado citado pela Europa Press.

O estudo, continuou o especialistas, “mostra que algumas pessoas podem ser mais vulneráveis a comer mais tarde do que outras (…) “Se os efeitos metabólicos que observamos com uma única refeição continuarem a ocorrer de forma cíclica, então comer tarde pode levar a consequências para a saúde, como diabetes ou obesidade”.

Os cientistas estudaram 20 voluntários saudáveis – dez homens e dez mulheres – para perceber como é que metabolizavam o jantar às 22h comparativamente com a mesma refeição por volta das 18h. Durante o estudo, todos se deitaram às 23h.

“Em média, o nível máximo de glicose após o jantar tardio foi de aproximadamente 18% maior e a quantidade de gordura queimada durante a noite diminuiu aproximadamente 10% comparativamente com o jantar anterior (…) Os efeitos que observamos em voluntários saudáveis pode ter mais expressão em pessoas com obesidade ou diabetes, que já têm um metabolismo comprometido”, explicou ainda o especialista Chenjuan Gu, da Universidade Johns Hopkins, que também participou no estudo.

E rematou: “Precisamos de fazer mais estudos para perceber se estes efeitos continuam com o tempo e se são causados por fatores comportamentais – como dormir logo após a refeição – ou pelos ritmos circadianos do corpo”.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.