Prazo dos 17 dias anunciado pelo Governo não está a ser cumprido em muitos casos. Estado ‘declaração certa’ prolonga-se.
As declarações do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) estão a decorrer. O prazo começou no dia 1 de Abril e prolonga-se até 30 de Junho.
O Governo prevê um prazo médio de reembolso (quando existe) de 17 dias. Ou seja, caso a pessoa tenha direito a receber dinheiro, não deverá demorar muito mais do que duas semanas.
No entanto, esse prazo não está a ser cumprido em muitos casos, de acordo com relatos que chegaram ao Correio da Manhã.
Os portugueses contam que entregam a declaração e que, neste ano, o estado ‘declaração certa’ está visível durante mais tempo.
Ou seja, foi validada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, mas não há mais avanços no processo.
Há quem tenha entregado a declaração do IRS logo no dia 1 de Abril mas, praticamente um mês depois, ainda está nessa situação de ‘declaração certa’.
Estima-se que, neste ano, muitos reembolsos sejam realizados mais tarde do que no ano passado.
O Ministério das Finanças não falou sobre atrasos: “Até agora foram emitidas mais de 724 mil ordens de pagamento, a que corresponde um valor total de reembolsos de cerca de 570 milhões de euros”, escreveu, em esclarecimento enviado ao jornal.
Olhando para esses números, verifica-se que no ano passado o valor dos reembolsos era ligeiramente superior no final de Abril: mais 2,6%.
Fonte ligada ao processo assegura que o prazo dos reembolsos está a cumprir o que estava previsto.
Curiosamente, durante a elaboração deste artigo, o ZAP tentou aceder à página de entregas de declaração de IRS no Portal das Finanças. Não foi possível: “Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido. Por favor tente mais tarde”.
Verdade. Entreguei o meu dia 1 de Abril e passado 1 mês continua a dizer “declaração Certa”.
Estamos num completo desgoverno.
Entreguei a 8 de Abril, e passou a declaração certa em 24 de Abril. Hoje a 19 de Maio mantém o estado de declaração certa.
É lamentável anunciarem nos média aquilo que é mentira dizendo que estão a pagar em duas semanas.
entreguei a 1 abril irs automatico ha 10 dias que tenho o pagamento confirmado , reembolso emitido ….mas ate hoje ainda não entrou na conta .
Entreguei a 30 de Março, até agora nada. Provavelmente entreguei cedo demais.
Entreguei a 1 de Abril, a 16 de Abril passou a declaração certa e hoje, 21 de Junho ainda não recebi. E conheço mais casos de pessoas com o estado de declaração certa há mais de dois meses. O que o governo diz não é verdade.