O Mundial feminino de futebol arrancou com a surpreendente vitória da Nova Zelândia sobre a super-favorita Noruega. Um golo de Hannah Wilkinson, ex-Sporting, garantiu a primeira vitória da história em Mundiais à equipa da casa num jogo com um recorde de público em jogos na Nova Zelândia.
No arranque do Mundial feminino de futebol em Auckland, na Nova Zelândia, a Selecção da casa derrotou a ex-campeã do mundo Noruega por 1-0.
O golo das da casa foi marcado por Hannah Wilkinson, ex-jogadora do Sporting, aos 48 minutos de jogo.
As neo-zelandesas ainda falharam um penálti e começaram, assim, da melhor forma a participação no Grupo A da prova, onde estão também as Filipinas e a Suíça.
Foi o primeiro triunfo da Nova Zelândia em Mundiais femininos de futebol após 16 jogos na competição. O golo de Wilkinson, a melhor marcadora da Nova Zelândia em Mundiais, fica, assim, na história.
O gol da Wilkinson começou na goleira da Nova Zelândia. Jogo rápido pegando a Noruega sem jeito.#FIFAWWC pic.twitter.com/ZN9MWaY3pQ
— ⚽ (@DoentesPFutebol) July 20, 2023
Note-se que a Noruega foi campeã do mundo em 1995, e bicampeã europeia em 1987 e 1993, o que assinala ainda mais a surpresa com o resultado.
Recorde de público
Este encontro de abertura do Mundial feminino teve também um recorde de público em jogos de futebol na Nova Zelândia com 42.137 pessoas presentes no Estádio Eden Park.
CASA CHEIA 🔥
A partida de abertura da Copa do Mundo Feminina de 2023 bateu recorde público de um jogo de futebol na história da Nova Zelândia: público presente de 42.137 😍
📸 @FemeninoAFA pic.twitter.com/ccA32t3z6J
— Fut das Minas (@futdasminass) July 20, 2023
Portugal conseguiu qualificar-se, pela primeira vez na história da Selecção Nacional feminina de futebol para um Mundial e vai entrar em campo neste domingo, dia 23 de Julho, pelas 8:30 horas da manhã em Portugal Continental, diante dos Países Baixos. A equipa lusa integra o Grupo E, onde estão também EUA e Vietname.