Ben Joyce tem impressionado a nível universitário. É raro alguém lançar com essa velocidade na MLB – quanto mais em alguém que nem está na MLB.
No baseball, o lançamento da bola não se resume à força. Tal como a velocidade que uma raquete imprime na bola de ténis não diz tudo.
Mas, além da técnica, da experiência ou da estratégia, é óbvio que a velocidade de um lançamento pode beneficiar muito a equipa que tem esse “braço forte”.
Na Major League Baseball (MLB) são poucos os jogadores que atingem lançamentos de 100 milhas por hora – cerca de 160 quilómetros por hora.
Há alguns exemplares raros, como Aroldis Chapman, Jordan Hicks ou Hunter Greene.
Todos jogam na MLB mas, em breve, muito em breve, poderão ser igualados ou mesmo superados por um jovem da Universidade de Tennessee.
O portal Yahoo destaca o caso de Ben Joyce, o jovem de 21 anos que tem impressionado no campeonato nacional universitário.
Ben deixa os adeptos colados ao sofá e de boca aberta, com alguns dos seus lançamentos.
Eram tão rápidos que, desde Março, a equipa de Tennessee passou a receber pedidos constantes para ser feita a medição dos seus lançamentos, uma espécie de radar de velocidade.
O recorde foi registado no mês passado, em Maio: 104 milhas por hora. Um lançamento de 167 quilómetros por hora…
Este destaque dado a Ben Joyce surgiu no fim-de-semana em que o jovem atleta participou em jogos com direito a transmissão televisiva.
No entanto, o fim-de-semana da super regional não terminou bem para a sua equipa (que era a favorita ao título nacional): Notre Dame venceu no domingo por 7-3 e seguiu para a fase final do campeonato, as College World Series.
Apesar do afastamento precoce, Ben Joyce certamente vai estar entre as primeiras opções no draft da MLB, no próximo mês.
E estará pronto para quebrar recordes na principal Liga.