Reclusos estão a usar máscara nas prisões. Espera-se por parecer da DGS há 3 meses

A aguardar um parecer da Direção-Geral da Saúde há quase três meses, os serviços prisionais decidiram antecipar-se e impor o uso obrigatório de máscara em todos os espaços comuns das prisões.

Os reclusos estão obrigados a usar máscara em todos os espaços comuns da prisão desde dia 27 de janeiro. Já lá vão quase três meses desde que a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) pediu à Direção-Geral da Saúde (DGS) um parecer sobre o uso de máscaras nas prisões portuguesas.

Mesmo sem resposta da DGS, os serviços prisionais decidiram agir preventivamente e impuseram o uso de máscara nos espaços comuns face ao “agravar de virulência da doença”.

O Expresso esclarece que, até ao final de janeiro, os reclusos só eram obrigados a usar máscara dentro do estabelecimento prisional se se deslocassem aos serviços administrativos, aos serviços clínicos ou se tivessem a visita de um advogado.

Em entrevista ao semanário, em novembro do ano passado, Rómulo Mateus, diretor dos serviços prisionais, assumiu ter “muitas dúvidas sobre a bondade e a necessidade do uso de máscara dentro da zona prisional”. No entanto, em reação, Graça Freitas e António Lacerda Sales mostraram ter uma opinião diferente e defenderam que o uso de máscara em meio prisional deveria ser obrigatório.

Esta quinta-feira, os serviços prisionais anunciaram a existência de um surto no Estabelecimento Prisional de Lisboa, com 72 reclusos a acusarem positivo à covid-19 só na Ala E.

“Na Ala E do Estabelecimento Prisional de Lisboa, conforme o previsto no plano de contingência, foram reforçados os procedimentos sanitários e de segurança que implicam o fim das atividades comuns, incluindo visitas, o incremento da monitorização da saúde dos reclusos e a imposição de máscara cirúrgica aos reclusos em todos os momentos e espaços. Repetir-se-á, nos tempos definidos pelas normas da DGS, nova testagem aos reclusos cujos resultados foram agora negativos”, lê-se numa nota dos serviços prisionais.

Até ao momento contam-se 252 casos positivos de covid-19 entre reclusos e outros 82 casos entre trabalhadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …