Reality show iraquiano coloca jihadistas cara a cara com as suas vítimas

Reality show iraquiano com jihadistas

Há um reality show no Iraque, onde prisioneiros jihadistas são confrontados com aqueles que sofreram com os seus atentados terroristas. Este programa de televisão do canal público Iraqiya é controverso e um sucesso de audiências.

Intitulado “Sob o Domínio da Lei“, este reality show, que tem o patrocínio do Ministério do Interior iraquiano, leva os prisioneiros associados ao Estado Islâmico a encenarem os seus ataques, exactamente no local onde ocorreram, e a enfrentarem a revolta daqueles que perderam familiares e bens no âmbito desses actos de terrorismo.

Sob escolta policial, estes homens acabam sempre insultados e acossados verbalmente pelas populações. E alguns deles não terão sido ainda alvo de um julgamento, logo, os crimes de que são acusados ainda não foram dados como provados.

Estes jihadistas do “Estado Islâmico” ainda concedem ao apresentador do programa, Ahmad Hassan, entrevistas, onde confessam, muitas vezes, que estão arrependidos dos crimes que cometeram.

“Na linha da frente de combate são ingénuos e têm pouco conhecimento ou consciência limitada. Na prisão, reflectem sobre o sangue inocente derramado e sentem-se abandonados pelo Estado Islâmico. Sofrem um choque de realidade“, constata Ahmad Hassan, citado pela BBC.

Numa reportagem do Wall Street Journal sobre este reality show, um dos prisioneiros diz que foi obrigado a matar, caso contrário o Estádio Islâmico mataria a sua família. Ora veja essa peça jornalística, onde alguns familiares de vítimas de atentados dos jihadistas apelam ao governo para que os execute.

O apresentador do reality show nota que este tem uma audiência média de 10 milhões de pessoas, o que atesta o seu estrondoso sucesso. Todavia, há quem ache que é tudo encenado e que estes pretensos jihadistas não são verdadeiramente combatentes do Estado Islâmico.

Certo é que o programa encerra uma boa dose de propaganda governamental, dando a ideia de que as autoridades iraquianas estão a fazer o seu dever.

O apresentador do reality show revela ainda à BBC que é uma forma de as forças de segurança iraquianas “aprenderem os truques” dos terroristas e, também, uma “mensagem” para a Justiça, de modo a actuar mais depressa.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …