Real Madrid eliminado da Supertaça. Zidane desvaloriza resultado e nega crise

Alberto Estevez / EPA

O Athletic Bilbau venceu por 2-1 o Real Madrid, detentor do troféu, e assegurou a presença na final da Supertaça de Espanha, na qual vai defrontar o FC Barcelona, no domingo.

Em Málaga, os bascos beneficiaram de um mau passe do extremo Lucas Vázquez – que surgiu adaptado a lateral-direito nos ‘merengues’ – e colocaram-se em vantagem, aos 18 minutos, através de Raúl García.

Antes do intervalo, o mesmo Lucas Vázquez cometeu novo erro e puxou Iñigo Martínez dentro da área, possibilitando que o Athletic dispusesse de uma grande penalidade e permitindo que Raúl García bisasse, aos 38 minutos.

Marcos Asensio tentou inverter a situação no segundo tempo, mas, no espaço de sete minutos, viu os ferros impedirem o golo do Real Madrid. Na primeira situação, acertou no poste, após combinação com Eden Hazard, e na segunda viu a barra negar-lhe as intenções.

O Real Madrid reentrou na partida aos 73 minutos, graças ao golo do francês Karim Benzema, só que o conjunto basco conseguiu segurar a magra vantagem até final e carimbou a qualificação para a decisão da Supertaça, que, pelo segundo ano seguido, se disputa num formato com meias-finais e final.

Na final, agendada para domingo, no Estádio Olímpico de Sevilha, o Athletic Bilbau vai defrontar o FC Barcelona, que na quarta-feira venceu outra formação basca, a Real Sociedad, através do desempate por grandes penalidades, depois da igualdade 1-1 registada no tempo regulamentar.

Esta será a quinta vez que o Athletic Bilbau disputará o troféu, sendo que a última foi em 2015, precisamente diante do FC Barcelona, e terminou com a conquista por parte dos bilbaínos, que alcançaram uma vitória por 4-0 em casa, na primeira mão, e depois empataram 1-1 na Catalunha.

Na conferência de imprensa no final do encontro, Zinedine Zidane desvalorizou o afastamento da competição e nega que a equipa esteja a atravessar uma crise desportiva.

“A nossa primeira parte foi má, não entrámos bem no jogo e sofremos dois golos nas duas ocasiões do Bilbao. Na segunda parte fomos melhores, criámos ocasiões, marcámos um golo, outra bola no ferro”, começou por dizer o técnico madrileno.

“Temos de continuar a trabalhar, tentar descansar e recuperar e pensar no jogo seguinte. O que querem que façamos? Que abandonemos a temporada a meio? Haverá mais ruído externo mas a nós cabe-nos pensar em continuar a trabalhar», disse o francês em conferência de imprensa”, acrescentou.

O Real Madrid é segundo classificado da La Liga, estando a quatro pontos do Atlético Madrid, que tem menos dois jogos realizados.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …