Real mais dependente de Ramos do que Barcelona de Messi

Ned Alley / EPA

Sergio Ramos

A derrota caseira do Real Madrid contra o Shakhtar de Luís Castro mereceu um foco na análise: a defesa. Militão, ex-FC Porto, está no fundo.

Estreia do Real Madrid na Liga dos Campeões. Em casa (embora não seja no Santiago Bernabéu). O adversário era “só” uma equipa ucraniana, o Shakhtar Donetsk, que ainda por cima só viajou com 13 futebolistas do plantel principal. Tudo apontava para um jogo tranquilo para o campeão espanhol…mas Luís Castro ganhou por 3-2.

Na análise à maior surpresa da ronda inaugural da Liga dos Campeões, em Espanha aponta-se rapidamente para a defesa do Real e surge o aviso: “A Ramos-dependência é maior do que a Messi-dependência”, repetindo a ideia de que Sergio Ramos é fundamental na formação de Zidane. Sergio Ramos não jogou nesta quarta-feira porque se lesionou no compromisso anterior, diante do Cadíz.

Os números recentes confirmam essa teoria: nos últimos oito jogos que o Real Madrid realizou sem o seu capitão, perdeu sete e só ganhou uma vez (precisamente na Liga dos Campeões, em Brugge, há quase um ano). E foram 20 golos sofridos nesses oito jogos, uma média anormal de 2,5 golos encaixados por partida.

O jornal Marca escreve que há uma “sangria” do Real Madrid quando joga sem o defesa espanhol e que a mesma “cresceu de forma exponencial” por causa deste desaire caseiro diante do campeão ucraniano. O diário desportivo vai mais longe e acrescenta que, sobretudo desde que Cristiano Ronaldo saiu para a Juventus, o Real tem mostrado que “não sabe viver sem o seu líder espiritual” em campo.

Entre as várias derrotas dos “brancos” sem Sergio Ramos, surge o episódio mais insólito, em fevereiro de 2019. Aconteceu também na Liga dos Campeões, nos oitavos-de-final: na primeira “mão” contra o Ajax, o espanhol viu um cartão amarelo de propósito, aos 88 minutos. A ideia seria ficar de fora do segundo duelo com o Ajax, em casa, para jogar nos quartos-de-final. No entanto, o Real venceu na Holanda por 2-1…mas depois perdeu em casa por 1-4. Sem Sergio Ramos em campo.

Ex-FC Porto criticado

No mesmo jornal, são destacadas críticas a três jogadores. Um deles jogou no Benfica e outro jogou no FC Porto: Luka Jović, Éder Militão e Marcelo. Com os dois defesas mais no fundo. O título do artigo até salienta: com o nível destes três jogadores, não se pode lutar pela Europa.

O avançado não tem justificado a aposta de Zidane, sempre que joga. Esta pode ter sido a sua última oportunidade para ser titular, nos próximos tempos. Militão foi protagonista infeliz em dois dos três golos do Shakhtar e um dos seus erros é “intolerável”. Já Marcelo é o centro das críticas: “Não se pode contar com ele, ele não está cá. Está bom para jogar a Taça do Rei e pouco mais”.

Há outro ex-jogador do FC Porto que também não escapou às críticas: Casemiro. O médio está “desesperado” e o seu problema é mesmo “futebolístico”, não é de atitude – porque deixa tudo em campo.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prisão preventiva para hacker português suspeito de invadir sistema do tribunal eleitoral do Brasil

O hacker suspeito de invadir o sistema informático do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, detido no sábado em Portugal, ficou esta segunda-feira em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo. A PJ, …

Chefe do Governo Hong Kong revela ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, revelou esta semana ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas. Em declarações à International Business Channel, a líder do Executivo de Hong Kong …

António Mexia e Manso Neto vão deixar gestão da EDP

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, ambos suspensos de funções, manifestaram-se indisponíveis para voltar a integrar os órgãos sociais do grupo num novo mandato. Em comunicado à Comissão …

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …

Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna considerou esta segunda-feira que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus. “Ao nível das fronteiras …

Hospitais de Coimbra estão "muito próximos" do limite de capacidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à covid-19, devido à falta de recursos humanos, disse esta segunda-feira o presidente do conselho de administração da …