Real mais dependente de Ramos do que Barcelona de Messi

Ned Alley / EPA

Sergio Ramos

A derrota caseira do Real Madrid contra o Shakhtar de Luís Castro mereceu um foco na análise: a defesa. Militão, ex-FC Porto, está no fundo.

Estreia do Real Madrid na Liga dos Campeões. Em casa (embora não seja no Santiago Bernabéu). O adversário era “só” uma equipa ucraniana, o Shakhtar Donetsk, que ainda por cima só viajou com 13 futebolistas do plantel principal. Tudo apontava para um jogo tranquilo para o campeão espanhol…mas Luís Castro ganhou por 3-2.

Na análise à maior surpresa da ronda inaugural da Liga dos Campeões, em Espanha aponta-se rapidamente para a defesa do Real e surge o aviso: “A Ramos-dependência é maior do que a Messi-dependência”, repetindo a ideia de que Sergio Ramos é fundamental na formação de Zidane. Sergio Ramos não jogou nesta quarta-feira porque se lesionou no compromisso anterior, diante do Cadíz.

Os números recentes confirmam essa teoria: nos últimos oito jogos que o Real Madrid realizou sem o seu capitão, perdeu sete e só ganhou uma vez (precisamente na Liga dos Campeões, em Brugge, há quase um ano). E foram 20 golos sofridos nesses oito jogos, uma média anormal de 2,5 golos encaixados por partida.

O jornal Marca escreve que há uma “sangria” do Real Madrid quando joga sem o defesa espanhol e que a mesma “cresceu de forma exponencial” por causa deste desaire caseiro diante do campeão ucraniano. O diário desportivo vai mais longe e acrescenta que, sobretudo desde que Cristiano Ronaldo saiu para a Juventus, o Real tem mostrado que “não sabe viver sem o seu líder espiritual” em campo.

Entre as várias derrotas dos “brancos” sem Sergio Ramos, surge o episódio mais insólito, em fevereiro de 2019. Aconteceu também na Liga dos Campeões, nos oitavos-de-final: na primeira “mão” contra o Ajax, o espanhol viu um cartão amarelo de propósito, aos 88 minutos. A ideia seria ficar de fora do segundo duelo com o Ajax, em casa, para jogar nos quartos-de-final. No entanto, o Real venceu na Holanda por 2-1…mas depois perdeu em casa por 1-4. Sem Sergio Ramos em campo.

Ex-FC Porto criticado

No mesmo jornal, são destacadas críticas a três jogadores. Um deles jogou no Benfica e outro jogou no FC Porto: Luka Jović, Éder Militão e Marcelo. Com os dois defesas mais no fundo. O título do artigo até salienta: com o nível destes três jogadores, não se pode lutar pela Europa.

O avançado não tem justificado a aposta de Zidane, sempre que joga. Esta pode ter sido a sua última oportunidade para ser titular, nos próximos tempos. Militão foi protagonista infeliz em dois dos três golos do Shakhtar e um dos seus erros é “intolerável”. Já Marcelo é o centro das críticas: “Não se pode contar com ele, ele não está cá. Está bom para jogar a Taça do Rei e pouco mais”.

Há outro ex-jogador do FC Porto que também não escapou às críticas: Casemiro. O médio está “desesperado” e o seu problema é mesmo “futebolístico”, não é de atitude – porque deixa tudo em campo.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …