Reactor nuclear às portas de Lisboa não tem plano de segurança

Instituto Superior Técnico de Lisboa

Edifício no Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Edifício no Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

O Reactor Nuclear Português, situado às portas de Lisboa, não tem um Plano de Emergência. O alerta foi dado há três anos pela entidade reguladora do sector, mas nada foi feito para elaborar esse plano de segurança.

Localizado no pólo do Instituto Superior Técnico (IST) na Bobadela, em Loures, distrito de Lisboa, o chamado Reactor Português de Investigação (RPI) existe com fins de investigação académica e de ensino, sendo o único do género em toda a Península Ibérica.

Mas em 2014, a Comissão Reguladora para a Segurança das Instalações Nucleares (COMRSIN) detectou uma falha de segurança no RPI, por não estar definido um Plano de Emergência, conforme reporta o jornal Correio da Manhã.

Apesar do alerta enviado para o IST, nada foi feito para avançar com as medidas de segurança exigidas, segundo avança o diário.

“O reactor está a funcionar desde 1961 e nunca teve um plano de emergência para a população saber o que fazer em caso de acidente”, aponta o presidente da COMRSIN, António Fonseca, em declarações ao CM.

O reactor está situado junto à estrada EN10 e nas suas proximidades existe uma vasta área de habitação e de comércio.

“A COMRSIN foi criada em 2012, e como órgão regulador certificámos o RPI em 2014. Notificámos o Técnico para trabalhar com a Protecção Civil, para criarem o plano”, acrescenta ainda António Fonseca.

Todavia, o IST não avançou com a definição das medidas de segurança necessárias e que devem abranger toda a área em torno do RPI, num raio máximo de 300 metros, conforme salienta o CM.

Fugas de água radioactiva entre as falhas detectadas

O Reactor está parado há quase 10 meses, após uma avaliação feita por peritos da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), em Fevereiro de 2016, a pedido da COMRSIN, que detectou várias falhas, apontando a necessidade de melhorar a segurança e de proceder a reparações, conforme se pode ler no relatório divulgado no site da entidade reguladora.

No relatório foram sinalizados aspectos relacionados com “a gestão dos resíduos, a detecção de fugas de água radioactiva e a detecção sísmica, até à protecção radiológica, e aos procedimentos de emergência”, conforme adianta a SIC Notícias.

Os peritos ainda sublinharam que o RPI precisa de “mais recursos humanos qualificados para garantir a segurança da operação” e que urge “reparar a fuga de água radioactiva existente na piscina do reactor que deve ser estanque”, de acordo com a estação de Carnaxide.

A AIEA entende também que Portugal deve estudar a importância e a necessidade do Reactor, que já tem mais de 50 anos, para tomar uma decisão quanto ao seu futuro, sendo certo que os peritos da entidade internacional defendem que se inicie já a preparação de um Plano de Desmantelamento da unidade, segundo refere a SIC Notícias.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Imagens fantásticas, dignas de um museu só para este brilhante esforço de investigação nacional.

    Pena que o edifício não possa ser usado, seria merecedor e obviamente o melhor candidato para o efeito.

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …