Reactor nuclear às portas de Lisboa não tem plano de segurança

Instituto Superior Técnico de Lisboa

Edifício no Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Edifício no Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

O Reactor Nuclear Português, situado às portas de Lisboa, não tem um Plano de Emergência. O alerta foi dado há três anos pela entidade reguladora do sector, mas nada foi feito para elaborar esse plano de segurança.

Localizado no pólo do Instituto Superior Técnico (IST) na Bobadela, em Loures, distrito de Lisboa, o chamado Reactor Português de Investigação (RPI) existe com fins de investigação académica e de ensino, sendo o único do género em toda a Península Ibérica.

Mas em 2014, a Comissão Reguladora para a Segurança das Instalações Nucleares (COMRSIN) detectou uma falha de segurança no RPI, por não estar definido um Plano de Emergência, conforme reporta o jornal Correio da Manhã.

Apesar do alerta enviado para o IST, nada foi feito para avançar com as medidas de segurança exigidas, segundo avança o diário.

“O reactor está a funcionar desde 1961 e nunca teve um plano de emergência para a população saber o que fazer em caso de acidente”, aponta o presidente da COMRSIN, António Fonseca, em declarações ao CM.

O reactor está situado junto à estrada EN10 e nas suas proximidades existe uma vasta área de habitação e de comércio.

“A COMRSIN foi criada em 2012, e como órgão regulador certificámos o RPI em 2014. Notificámos o Técnico para trabalhar com a Protecção Civil, para criarem o plano”, acrescenta ainda António Fonseca.

Todavia, o IST não avançou com a definição das medidas de segurança necessárias e que devem abranger toda a área em torno do RPI, num raio máximo de 300 metros, conforme salienta o CM.

Fugas de água radioactiva entre as falhas detectadas

O Reactor está parado há quase 10 meses, após uma avaliação feita por peritos da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), em Fevereiro de 2016, a pedido da COMRSIN, que detectou várias falhas, apontando a necessidade de melhorar a segurança e de proceder a reparações, conforme se pode ler no relatório divulgado no site da entidade reguladora.

No relatório foram sinalizados aspectos relacionados com “a gestão dos resíduos, a detecção de fugas de água radioactiva e a detecção sísmica, até à protecção radiológica, e aos procedimentos de emergência”, conforme adianta a SIC Notícias.

Os peritos ainda sublinharam que o RPI precisa de “mais recursos humanos qualificados para garantir a segurança da operação” e que urge “reparar a fuga de água radioactiva existente na piscina do reactor que deve ser estanque”, de acordo com a estação de Carnaxide.

A AIEA entende também que Portugal deve estudar a importância e a necessidade do Reactor, que já tem mais de 50 anos, para tomar uma decisão quanto ao seu futuro, sendo certo que os peritos da entidade internacional defendem que se inicie já a preparação de um Plano de Desmantelamento da unidade, segundo refere a SIC Notícias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela vs Porto | Dragões garantem vantagem para o Clássico

O FC Porto fez o que lhe competia para garantir que chegava ao “clássico” do próximo sábado, com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Na visita ao Tondela, os “dragões” não deram grandes veleidades …

Enfermeiras suspeitas de sabotar hospital com baratas. Queriam emprego melhor

Enfermeiras das emergências de um hospital italiano terão, alegadamente, libertado baratas no seu departamento. O objetivo era conseguirem uma transferência para outro hospital. As autoridades sanitárias da região de Nápoles abriram uma investigação a um caso …

Cancro do colo do útero pode ser extinto até 2100

Todos os anos, o cancro do colo do útero é a causa de morte de mais de 300 mil mulheres em todo o mundo - mas pode ser extinto até 2100. No ano passado, o diretor-geral …

Fortnite retira anúncios do YouTube para fugir aos predadores sexuais

A produtora de videojogos que criou o Fortnite, muito popular entre jovens e crianças, decidiu retirar os anúncios publicitários do YouTube por temer que estes apareçam ao lado de comentários publicados por pedófilos. A empresa norte-americana …

O alpinista sem pernas que chegou ao cume do Everest foi premiado com o "Momento do Ano"

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste em maio de 2018. A perseverança de Xia Boyu valeu-lhe nesta semana um prémio.  Em 1975, Xia Boyu …

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …

Ryanair e Wizz Air multadas por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou nesta quinta-feira uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra low cost, pelo suplemento aplicado à …