Reactor nuclear às portas de Lisboa não tem plano de segurança

Instituto Superior Técnico de Lisboa

Edifício no Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Edifício no Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

O Reactor Nuclear Português, situado às portas de Lisboa, não tem um Plano de Emergência. O alerta foi dado há três anos pela entidade reguladora do sector, mas nada foi feito para elaborar esse plano de segurança.

Localizado no pólo do Instituto Superior Técnico (IST) na Bobadela, em Loures, distrito de Lisboa, o chamado Reactor Português de Investigação (RPI) existe com fins de investigação académica e de ensino, sendo o único do género em toda a Península Ibérica.

Mas em 2014, a Comissão Reguladora para a Segurança das Instalações Nucleares (COMRSIN) detectou uma falha de segurança no RPI, por não estar definido um Plano de Emergência, conforme reporta o jornal Correio da Manhã.

Apesar do alerta enviado para o IST, nada foi feito para avançar com as medidas de segurança exigidas, segundo avança o diário.

“O reactor está a funcionar desde 1961 e nunca teve um plano de emergência para a população saber o que fazer em caso de acidente”, aponta o presidente da COMRSIN, António Fonseca, em declarações ao CM.

O reactor está situado junto à estrada EN10 e nas suas proximidades existe uma vasta área de habitação e de comércio.

“A COMRSIN foi criada em 2012, e como órgão regulador certificámos o RPI em 2014. Notificámos o Técnico para trabalhar com a Protecção Civil, para criarem o plano”, acrescenta ainda António Fonseca.

Todavia, o IST não avançou com a definição das medidas de segurança necessárias e que devem abranger toda a área em torno do RPI, num raio máximo de 300 metros, conforme salienta o CM.

Fugas de água radioactiva entre as falhas detectadas

O Reactor está parado há quase 10 meses, após uma avaliação feita por peritos da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), em Fevereiro de 2016, a pedido da COMRSIN, que detectou várias falhas, apontando a necessidade de melhorar a segurança e de proceder a reparações, conforme se pode ler no relatório divulgado no site da entidade reguladora.

No relatório foram sinalizados aspectos relacionados com “a gestão dos resíduos, a detecção de fugas de água radioactiva e a detecção sísmica, até à protecção radiológica, e aos procedimentos de emergência”, conforme adianta a SIC Notícias.

Os peritos ainda sublinharam que o RPI precisa de “mais recursos humanos qualificados para garantir a segurança da operação” e que urge “reparar a fuga de água radioactiva existente na piscina do reactor que deve ser estanque”, de acordo com a estação de Carnaxide.

A AIEA entende também que Portugal deve estudar a importância e a necessidade do Reactor, que já tem mais de 50 anos, para tomar uma decisão quanto ao seu futuro, sendo certo que os peritos da entidade internacional defendem que se inicie já a preparação de um Plano de Desmantelamento da unidade, segundo refere a SIC Notícias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …

Argentina e Uruguai estiveram completamente às escuras no domingo

Uma avaria deixou sem energia, este domingo, praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai, além de partes do Brasil e do Paraguai, anunciaram as empresas fornecedoras de eletricidade. "Uma falha maciça no sistema de …

Novo laser ataca e mata células cancerígenas da corrente sanguínea em tempo real

Uma equipa de cientistas da Universidade de Arkansas testou com sucesso um laser que encontra e mata células cancerígenas - tudo do lado de fora da pele. A ideia é matar as células cancerígenas antes que …