Uma razão fofinha explica por que é que o seu cão olha fixamente para si

Os cães olham fixamente para os donos em busca de pistas sobre o que devem fazer em seguida.

Alguma vez aconteceu reparar que o seu cão está a olhar fixamente para si sem razão aparente? De acordo com Alexandra Horowitz, especialista em cognição canina, há uma razão adorável que explica por que é que os patudos fixam o olhar nos donos.

“Uma das primeiras descobertas na pesquisa de cognição canina que levou a muitos estudos futuros é que os cães nos olham nos olhos e para os nossos rostos de uma maneira muito incomum para os animais”, explica à Science Focus.

Geralmente, os animais usam o olhar fixo como uma ameaça, mas no caso dos cães, tudo de se trata de uma questão de obediência e os animais estão à procura de sinais sobre o que devem fazer.

“Nós controlamos o mundo deles. Nós escolhemos o que eles comem, quando podem sair e socializar e cheirar o mundo e onde podem urinar e defecar. Controlamos todas as coisas que eles querem fazer e eles querem ver quando é que isso vai acontecer”, afirma a especialista.

Este comportamento está também ligado a algo mais profundo, dado que estudos anteriores já mostraram que a capacidade dos cães de interpretar as nossas emoções é tão apurada que até conseguem distinguir as nossas expressões faciais neutras de expressões de felicidade ou raiva, mesmo que só estejam a ver fotografias.

Esta capacidade terá sido desenvolvida ao longo de milhares de anos de convívio próximo entre humanos e cães.

“Os humanos usam o olhar como um gesto íntimo. É algo que fazemos com pessoas com quem somos amigáveis. Também é usado para a comunicação, conseguimos a atenção de alguém ao olhar para eles e manter o olhar enquanto falamos. Achamos isso atraentes e ao longo do tempo, ou selecionamos cães que olham para nós ou os cães selecionaram-se a si. Achamos que isso indica que eles estão interessados ​​em nós e que nos entendem. Mas, no mínimo, eles estão à procura de informações sobre nós e sabem que os nossos rostos são a fonte de muito disso”, remata.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.