Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Smithsonian's National Zoo / Flickr

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos.

De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por indivíduos altamente cooperativos. Estas podem ter até 300 trabalhadores, sendo as maiores colónias conhecidas entre mamíferos (dentro das quais a maioria dos indivíduos é estéril, tal como acontece com colónias de formigas ou de abelhas).

No início da década de 90, investigadores rastrearam ratos-toupeira-nus num estudo de campo de longo prazo no Quénia e descobriram que 26 colónias expandiram as suas tocas para colónias vizinhas. Indivíduos de 13 das colónias invadidas nunca mais foram vistos.

Um ano depois de verificar uma dessas colónias, a equipa encontrou duas crias numa colónia invasora que pareciam ser de uma colónia invadida. Agora, uma análise genética dos tecidos recolhidos confirmou as suas suspeitas.

“As crias sequestradas pela colónia tornaram-se trabalhadores não reprodutores, portanto, o seu esforço de vida seria classificado como escravidão, no mesmo sentido das formigas esclavagistas”, escreveram os cientistas num estudo publicado, a 28 de setembro, na revista científica Journal of Zoology.

Segundo o mesmo site, raptar crias de outras colónias provavelmente ajuda a aumentar a mão-de-obra necessária para encontrar os recursos escassos no seu ambiente árido e hostil e a construir as suas elaboradas casas subterrâneas que se podem estender por vários quilómetros de comprimento.

Se este fenómeno for mais comum do que se pensava, a equipa acredita que a agressão feroz entre as colónias pode estar a impulsionar a evolução de grupos de grande dimensão, e a escravidão permite a expansão das colónias para aumentar a sua vantagem competitiva em relação aos seus vizinhos.

No entanto, isto ainda é uma especulação porque, para já, só foram encontradas duas crias sequestradas. A equipa espera que novas tecnologias de rastreamento ajudem a determinar o quão vilões são estes animais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Eu não quero dizer adeus." Mosteiro torna-se símbolo da tensão em Nagorno-Karabakh

O mosteiro de Dadivank, na vila de Karvachar, está a tornar-se um símbolo da tensão que existe entre arménios e azeris na disputa por Nagorno-Karabakh. O mosteiro de Dadivank foi fundado no I Século por um …

ARS do Norte atribui origem do surto de legionella às torres da Longa Vida

Desde que as torres da fábrica Longa Vida, em Matosinhos, foram suspensas, verificou-se uma "diminuição acentuada de casos de legionella". A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte atribuiu a origem do surto de legionella na …

Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que lê a mente dos soldados

A tecnologia ao serviço da Defesa dos Estados Unidos da América. O Exército norte-americano está a investir em pesquisas neurocientíficas, numa tentativa de descodificar o significado por trás de diferentes sinais cerebrais. O Exército dos Estados …

Jerónimo de Sousa reeleito secretário-geral do PCP

Este sábado à noite, o novo Comité Central comunista escolheu Jerónimo de Sousa para continuar enquanto secretário-geral. João Ferreira, candidato presidencial do partido, entra para a Comissão Política do Comité Central. Jerónimo de Sousa foi eleito …

Popularidade de Marcelo e Costa aumenta (e o principal rosto da oposição é Rui Rio)

Rui Rio é apontado como principal figura da oposição na sondagem TSF/JN. O primeiro-ministro, o Governo, a oposição e o Presidente da República sobem a nota. De acordo com o barómetro de novembro da Aximage para …

Morreu David Prowse, o Darth Vader de "Star Wars"

Conhecido por interpretar Darth Vader na saga Star Wars – Guerra das Estrelas, o ator David Prowse morreu este sábado aos 85 anos. Morreu David Prowse, o ator atrás da máscara de Darth Vader na trilogia …

PJ detém hacker que atacou tribunal eleitoral brasileiro

Este sábado, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um hacker português, de 19 anos, suspeito de ter feito ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil registados este mês durante a primeira volta das eleições autárquicas. …

Caso Novo Banco não é inconstitucional, mas é um "número de circo", avisa jurista

Para Rogério Fernandes Ferreira, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, anular a transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não é inconstitucional, mas gerará responsabilidade civil. A anulação da transferência de 476 milhões …

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …