/

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da Universidade McMaster, no Canadá, e da Universidade de Las Américas, no Equador, procurou estabelecer a importância ecológica da translucência das rãs de cristal e, ao fazer isso, revelou uma nova forma de camuflagem.

“As rãs são sempre verdes, mas parecem ficar mais claras ou mais escuras dependendo do fundo. Esta mudança no brilho faz com que estas se aproximem mais do ambiente imediato, composto predominantemente por folhas verdes”, explica em comunicado James Barnett, autor principal do estudo publicado na revista científica PNAS.

“Também descobrimos que as pernas são mais translúcidas do que o corpo e, portanto, quando estas se mantêm dobradas para os lados da rã em repouso, isto cria um gradiente difuso de cor da folha para a cor da rã, em vez de uma borda mais acentuada. Isto sugere uma nova forma de camuflagem: ‘difusão de borda’“, acrescenta.

O investigador considera que o debate científico costuma ser cético relativamente ao grau de transparência das rãs de cristal.

“A transparência é, pelo valor nominal, a camuflagem perfeita. É relativamente comum em espécies aquáticas onde o tecido animal partilha um índice de refração semelhante ao da água circundante. No entanto, o ar e o tecido são bastante diferentes nos seus índices de refração, portanto, prevê-se que a transparência seja menos eficaz em espécies terrestres.

“De facto, os exemplos terrestres são raros. Embora as rãs de cristal sejam um exemplo comummente citado da transparência terrestre, a sua escassa pigmentação verde significa que são melhor descritas como translúcidas”, explica.

“O nosso estudo aborda uma questão que tem sido objeto de muita especulação, tanto entre o público como na comunidade científica. Agora temos boas evidências de que a aparência das rãs de cristal é, de facto, uma forma de camuflagem”, declara Nick Scott-Samuel, professor da universidade britânica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.