Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Parque Galapagos / Twitter

Um raro pinguim com o corpo totalmente “pintado” de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador.

Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia um tour com um grupo de turistas numa das ilhas.

O animal, nunca antes visto, foi encontrado no passado 19 de novembro pelo naturalista local Jimmy Patiño no mirante Punta Vicente Roca, ao norte da Ilha Isabela, enquanto navegava com estrangeiros perto da costa.

Especialistas do parque adiantaram, depois de analisaram as imagens captadas do animal, que em causa pode estar uma doença genética conhecida como leucismo, que produz uma perda parcial da pigmentação da plumagem ou do pê dos animais.

Este síndrome diferencia-se do albinismo, uma vez que os animais que são portadores desta doença mantêm a sua cor normal de olhos e são mais resistentes à luz solar.

Apesar do diagnóstico, só uma análise genética poderá confirmar as suspeitas.

No passado, outros cientistas encontraram nas Ilhas Galápagos casos de albinismo e leucismo em outros animais, como tubarões, lagostas, ou tentilhões, mas é a primeira vez que a condição é observada num pinguim.

O último levantamento sobre a população de pinguins das Galápagos (Spheniscus mendiculos) apresentou o maior número de espécimes desde 2006, sendo a população considera atualmente saudável. Esta espécie de pinguim é uma das mais pequenas do mundo, podendo atingir até 35 centímetros de altura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …