/

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Parque Galapagos / Twitter

Um raro pinguim com o corpo totalmente “pintado” de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador.

Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia um tour com um grupo de turistas numa das ilhas.

O animal, nunca antes visto, foi encontrado no passado 19 de novembro pelo naturalista local Jimmy Patiño no mirante Punta Vicente Roca, ao norte da Ilha Isabela, enquanto navegava com estrangeiros perto da costa.

Especialistas do parque adiantaram, depois de analisaram as imagens captadas do animal, que em causa pode estar uma doença genética conhecida como leucismo, que produz uma perda parcial da pigmentação da plumagem ou do pê dos animais.

Este síndrome diferencia-se do albinismo, uma vez que os animais que são portadores desta doença mantêm a sua cor normal de olhos e são mais resistentes à luz solar.

Apesar do diagnóstico, só uma análise genética poderá confirmar as suspeitas.

No passado, outros cientistas encontraram nas Ilhas Galápagos casos de albinismo e leucismo em outros animais, como tubarões, lagostas, ou tentilhões, mas é a primeira vez que a condição é observada num pinguim.

O último levantamento sobre a população de pinguins das Galápagos (Spheniscus mendiculos) apresentou o maior número de espécimes desde 2006, sendo a população considera atualmente saudável. Esta espécie de pinguim é uma das mais pequenas do mundo, podendo atingir até 35 centímetros de altura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.