Raras moedas de ouro com 900 anos encontradas em Israel

Israel Antiquities Authority / Yaakov Shimdov

Uma equipa de arqueólogos descobriu 24 moedas de ouro, algumas das quais extremamente raras, e um brinco de outro numa escavação arqueológica na cidade de Cesareia, em Israel.

As moedas remontam ao século XI e, de acordo com os cientistas, devem estar ligadas aos acontecimentos do ano de 1101, quando Cesareia foi conquistada pelas forças de Balduíno I de Jerusalém (1060 — 1118), um dos líderes da Primeira Cruzada, que massacraram grande parte dos residentes da cidade.

“É razoável assumir que o dono do tesouro e a sua família tenham morrido no massacre ou tenham sido vendidos como escravos, não podendo recuperar o ouro”, comentaram os diretores da escavação, Peter Gendelman e Mohammed Hatar da Autoridade de Antiguidades de Israel, citados pela edição Jewish Press.

As 24 moedas, datadas de há 900 anos, foram encontradas no interior de um pote de bronze entre duas pedras de um poço. Segundo os especialistas, 18 das moedas descobertas são dinares fatímidas, a moeda comum naquela época, e seis são moedas “extremamente raras” do Império Bizantino.

“Estas moedas não circulavam no local e sugerem possíveis relações comerciais entre Cesareia e Constantinopla”, disse o perito em moedas, Robert Kool.

Kool frisou que uma ou duas moedas encontradas eram equivalentes ao salário anual de um camponês e, por isso, supôs que as pessoas que as esconderam fossem ricas ou comerciantes.

ZAP // RT / SputnikNews

PARTILHAR

RESPONDER

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …