Rapaz de 12 anos suspeito de planear atentado em mercado de Natal na Alemanha

Homeaway

Mercado de Natal de Magdeburg, Alemanha

As autoridades alemãs estão a investigar o caso de um rapaz de 12 anos, suspeito de ter tentado fazer explodir uma “bomba” caseira carregadas de pregos, num mercado de Natal em Ludwigshafen, no oeste da Alemanha.

A revista alemã Focus dá conta que as autoridades judiciais alemãs estão a seguir “uma pista islâmica”, nomeadamente a indicação de que um rapaz radicalizado poderá ter sido influenciado por jihadistas do Estado Islâmico e incitado a realizar o atentado.

A publicação, que cita uma fonte judicial, salienta que o rapaz terá considerado juntar-se ao Estado Islâmico na Síria no verão passado.

O procurador-geral de Frankenthal confirmou, entretanto, à agência France Presse que o rapaz envolvido nasceu na Alemanha, tem 12 anos e é germano-iraquiano.

Questionado sobre as motivações islâmicas do rapaz, o procurador afirmou apenas que existem “indicações” que justificam a atribuição do caso à autoridade federal competente em matéria de terrorismo.

“Posso confirmar que abrimos uma investigação após a descoberta de uma bomba de pregos em Ludwigshafen”, declarou por seu lado um porta-voz da procuradoria federal, Stefan Biehl, sem dar mais detalhes.

A procuradoria de Frankenthal explicou que em duas ocasiões – a 26 de novembro e a 5 de dezembro – o rapaz falhou as tentativas de fazer explodir um engenho de fabrico artesanal, primeiro num mercado de Natal Ludwigshafen e depois na praça da câmara municipal da mesma localidade.

A Focus explica que um transeunte recolheu a 05 de dezembro – de um arbusto perto do edifício da Câmara – um saco com um frasco cheio de pólvora, com um pavio e carregado de pregos.

“Foi recolhida uma amostra e [comprovou-se que] era inflamável”, confirmou o procurador-geral de Frankenthal, Hubert Ströber.

De acordo com Ströber, “o termo bomba é exagerado”, mas os investigadores não sabem ainda qual seria o comportamento da mistura explosiva encontrada no recipiente de vidro.

O rapaz, ainda demasiado novo para poder ser processado penalmente, foi entregue aos serviços sociais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …