A rainha Zulu morreu repentinamente. Foi regente durante um mês

Rajesh Jantilal / AFP

A Rainha Shiyiwe Mantfombi Dlamini Zulu

A família real zulu da África do Sul anunciou a morte da sua monarca, a rainha Shiyiwe Mantfombi Dlamini Zulu, apenas um mês após se ter tornado regente.

A rainha Shiyiwe Dlamini, de 65 anos, tornou-se no mês passado líder interina do maior grupo étnico sul-africano, após a morte do marido, rei Goodwill Zwelithini.

“É com o mais profundo choque e angústia que a Família Real anuncia o falecimento inesperado de Sua Majestade a Rainha Shiyiwe Mantfombi Dlamini Zulu, Regente da Nação Zulu”, disse o príncipe Mangosuthu Buthelezi, primeiro-ministro da nação zulu, em comunicado.

Segundo Buthelezi, que desmente rumores de que a rainha terá sido envenenada, a morte de Dlamini apanhou a família de surpresa. “Estão totalmente desolados”, acrescentou o príncipe, citado pela BBC.

Ainda não foi nomeado o sucessor da rainha, governante de uma nação com mais de 11 milhões de pessoas. Shiyiwe Dlamini, terceira esposa do falecido Rei Goodwill Zwelithini, tinha sido designada pelos cerca de 200 membros da Família Real como regente, até que um novo monarca assumisse o trono.

A nomeação de Dlamini alimentou então especulações de que seria um dos seus filhos a tornar-se rei da nação zulu. Segundo o príncipe Buthelezi, a nomeação da rainha regente estava de acordo com os desejos do Rei Zwelithini.

Zwelithini, de 72 anos, morreu no hospital  a 12 de março de 2021, após complicações relacionadas com diabetes. Foi o monarca zulu que reinou mais tempo, tendo estado no trono durante quase 50 anos. Tinha seis esposas e pelo menos 26 filhos.

A família real zulu, que passa por um período de luto de três meses, tinha adiado a decisão definitiva sobre o sucessor do rei para depois desse período, explicou Buthelezi. “A perda de Sua Majestade, o rei, foi um golpe tremendo e a família está a sofrer”, acrescentou.

Goodwill Zwelithini foi enterrado — ou plantado, como dizem os zulus — na passada quinta-feira, numa cerimónia privada com a presença de alguns homens escolhidos pela família real.

A rainha Dlamini detinha o estatuto mais elevado entre as esposas do rei, por ser de ascendência real. Era irmã do Rei Mswati III de Eswatini, o único monarca absoluto da África.

MaDlamini oito filhos com o falecido rei, segundo a imprensa sul-africana, dos quais cinco são homens. O filho mais velho, o príncipe Misuzulu, de 47 anos, é o favorito para ascender ao trono, diz a imprensa sul-africana.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A Rainha Shlyiwe Montombi Diamini Zulu se mostrava-se uma rainha diferenciada de comportamento, apesar de estar acima dos sessenta anos, mas esbanjava alegria e vigor. Infelizmente, foi ceifada por uma morte repentina. Não se sabe a causa mortis. Numa fase em que estamos a ler tantas notícias sobre envenenamentos de personalidades importantes nos noticiários , é de causar dúvidas o desaparecimento da Regente da Nação Zulu, etnia que compõe a África do Sul, bastante populosa e significativa. Uma interrogação a mais para se acrescentar ao episódio Alexei Navalny e outros e mais outros ocorridos no Reino Unido. Faz-se especulações, porém, tem-se fundamento e não custa nada se comentar. É o que PENSA joaoluizgondimaguiargondim=jlg21.com@gmail.com

  2. Rainha Shiyiwe Mantfombi Dlamini Zulu, Descanse em paz, junto de Deus e desejo as condolências á real família e ao seu povo. Amém

  3. Nomei-se um novo rei e uma dúzia de rainhas que o homem vai ter que fazer aumentando a prole, nem vagar vai ter para morrer!

RESPONDER

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …