A morte da cantora Marília Mendonça, de 26 anos, deixou o Brasil mergulhado num “luto colectivo”. A estrela estava no auge da carreira e foi vítima de uma queda de avião.
Marília Mendonça era a grande estrela do momento da música brasileira. Aos 26 anos, estava no auge da carreira e tinha-se assumido como a grande responsável pelo aparecimento do “feminejo”, movimento que assinala o empoderamento das mulheres no mundo habitualmente masculino da canção sertaneja.
A cantora tinha cerca de 40 milhões de seguidores nas redes sociais e a sua morte lançou o Brasil num “luto colectivo”, como referem alguns jornalistas do país, eles próprios emocionados com a tragédia.
Um desalento tomou conta dos brasileiros num movimento de comunhã na dor que faz lembrar o que aconteceu aquando da morte de Ayrton Senna, após um acidente numa corrida de Fórmula 1.
O governador do Estado de Goiás decretou luto oficial e disponibilizou o Estádio local para as últimas homenagens à cantora que deixa um filho de dois anos. O velório vai ser aberto ao público a partir das 16 horas de Lisboa, neste sábado.
Fãs lamentam morte de Marília Mendonça e aguardam velório. O repórter Matheus Oliveira fala direto com eles da Goiânia Arena. #BandJornalismo pic.twitter.com/FUFNlFpLw8
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) November 6, 2021
O Brasil chora a perda de uma artista incomparável. Marília Mendonça foi a primeira voz de sororidade feminina que muitas escutaram. Seu velório será aberto ao público em Goiânia a partir das 13h. pic.twitter.com/r2svFLHMoC
— QG RODETTE 🌓🔞 (@QgRodette) November 6, 2021
Avião terá batido contra fios de alta tensão
O avião onde seguia Marília Mendonça caiu numa cachoeira a dois quilómetros da cidade de Caratinga, no estado de Minas Gerais. A Polícia Militar ainda está a realizar perícias, mas há indicações dos media que apontam que a aeronave embateu em fios de alta tensão antes da queda.
Todos os cinco ocupantes morreram, incluindo o tio e agente da cantora, bem como o seu produtor.
A “Rainha da Sofrência”, como era conhecida pelas suas músicas românticas, tinha concertos agendados para Portugal neste ano.
A energia que esse vídeo transmite. Isso é Marília Mendonça. 🖤pic.twitter.com/Qg0EktwKkd
— ACERVO #AcervoMusicAwards (@AcervoCharts) November 6, 2021
Entre anónimos e figuras públicas, sucedem-se as homenagens à cantora. Figuras como Gal Costa, Anitta, Gilberto Gil e Caetano Veloso já vieram lamentar a sua morte.
Caetano Veloso tem, inclusive, uma música onde cita Marília Mendonça e confessou que está “chorando”. “Acho que nem posso acreditar”, escreveu nas suas redes sociais.
Um amigo querido comentou: “Em ‘Sem samba não dá’ você cita Marília Mendonça duas vezes!”. Sorri. O arrebatamento diante das Patroas (em que Mendonça canta com Maiara e Maraísa) e do trecho de show em que Leo Santana se apresenta ao lado dela e da banda Didá…
(continua) pic.twitter.com/zTf5gcqbAu
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 5, 2021
Também o craque de futebol Neymar lamentou a morte da cantora com quem tinha uma relação de amizade.
Me recuso acreditar, me recuso 😭
— Neymar Jr (@neymarjr) November 5, 2021
Vários clubes de futebol brasileiros prestaram homenagem a Marília Mendonça, incluindo o o Flamengo em pleno Maracanã.
A cantora Roberta Miranda sentiu-se mal depois de saber da morte de Marília Mendonça, tendo sido atendida nas urgências de um hospital, conforme reportam jornais brasileiros.
A única mensagem que conseguiu dar um pouco de Conforto.. Foi a do Presidente Jair Bolsonaro.
Que deus conforte e console a Todos.
Infelizmente procurar culpados não vai ajudar em nada.. Só o tempo pra amenizar.